Tanto a Colposcopia como a Vulvoscopia visam esclarecem dúvidas surgidas após o exame ginecológico ou após o resultado do “papanicolau”. São realizados pelo ginecologista com auxílio de lentes de aumento e soluções químicas específicas que aumentam a probabilidade de diagnóstico de lesões no colo do útero, vagina e vulva.

Faça seu exame:

1. Fora do período menstrual
2. Após abstinência sexual de, pelo menos, 3 dias.
3. Sem ter usado cremes ou ter realizado duchas vaginais há 7 dias.

Mulheres menopausadas podem se preparar para o exame usando cremes de hormônio previamente. Converse com seu ginecologista.

Histeroscopia: o que ela vê, quem deve fazer?

A Histeroscopia é o exame que vê o interior do útero. É realizado com auxílio do histeroscópio, uma fina lente de aumento, geralmente acoplado a uma câmera de vídeo e TV. Analisa as características da cavidade uterina como tamanho, formato, espessura do endométrio, presença de cicatrizes, traves, aderências, pólipos, miomas, corpo estranho, etc. O exame poderá ser solicitado para pacientes com desejo ou dificuldade para engravidar, aumento ou irregularidade do fluxo menstrual, cólica menstrual intensa, sangramento vaginal após a menopausa e alguns casos de controle e retirada de DIU.

Histerossalpingografia: será que preciso fazer?

Se você está com dificuldade de engravidar talvez deva realizar esse exame. A Histerossalpingografia é um dos únicos exames que analisa, mesmo que de modo indireto, as trompas. Por serem muito finas, trompas com alterações de função ou até mesmo obstruídas não costumam ser visíveis aos exames ginecológicos de rotina. A histerossalpingografia é realizada através da injeção de constraste que percorre todo o útero e trompas formando imagens ao RX. Seu resultado poderá demonstrar trompas normais ou obstruídas, retentoras, fixas, enoveladas, etc.. e auxiliará seu infertileuta a escolher o melhor método para buscar a tão desejada gestação. Para minimizar o desconforto do exame use medicações antiinflamatórias e antiespasmódicas prescritas por seu médico.

Cistoscopia: mulheres podem fazer?

Sim, mulheres também fazem cistoscopia! Esse é o exame que vê o interior da bexiga com o auxílio do cistoscópio, uma fina lente de aumento, acoplado ou não a câmera de vídeo. Analisa o formato, a coloração, a distensibilidade, a presença de cicatrizes, cálculos, aderências, pólipos, divertículos, etc.. de bexiga e ureta.
Sua uroginecologista poderá solicitar o exame se você apresentar:
-dor crônica na bexiga;
-infecções urinárias recorrentes;
-sangue na urina;
-dificuldade de urinar;
-dificuldade de segurar a urina;
-necessidade de urinar muito frequentemente, entre outras.

Se você tem sintomas urinários que a incomodam, procure sua uroginecologista pois, é possível viver de bem com sua bexiga!

Estudo Urodinâmico:porque perder urina não é nada bom!

O Estudo Urodinâmico é o exame que analisa o funcionamento da bexiga, desde sua facilidade em urinar até sua capacidade de segurar a urina. Identifica perdas urinárias e suas causas e auxília no planejamento do tratamento. O exame é rápido e realizado ambulatorialmente através da infusão de soro na bexiga de modo a imitar as condições que ocorrem no dia-dia da paciente. Se você tem sintomas urinários que a incomodam, procure sua uroginecologista pois, é possível viver de bem com sua bexiga!

Perder urina não é normal!

Muitas mulheres perdem urina ao tossir, espirrar, rir, fazer esforços físicos ou mesmo sem qualquer esforço, quando não conseguem segurar a urina até chegarem ao banheiro. Isso é muito comum! Mas comum não é o mesmo que normal, e muito menos sinônimo de agradável! Se você tem escapes indesejados de urina, procure uma uroginecologista, viver de bem com sua bexiga pode ser mais fácil do que você pensa!