1) Quais são os métodos utilizados para bloquear a menstruação?

Alguns métodos hormonais podem ser utilizados para suspender temporariamente as menstruações. Bloqueios com anticoncepcionais orais de progesterona ou combinados de estrogenios e progesterona, DIU de progesterona, implante de progesterona, injeção de progesterona de depósito, anel vaginal e adesivos contraceptivos podem ser utilizados para bloquear menstruações. As principais indicações são cólicas, assaduras pós menstruais, endometriose, sangramento menstrual aumentado ou irregular e até para aquelas que preferem não menstruar. Em casos de pacientes em programação cirúrgica para miomas, por exemplo, bloqueadores hormonais injetáveis podem ser usados para gerar menopausa química e diminuir o volume uterino, o que pode facilitar a cirurgia.

2) Quais as vantagens para a mulher?

Evitando a menstruação evita-se todo o desconforto gerado por ela: cólicas, assaduras pós menstruais, alergias a absorventes e até a TPM pode ser minimizada! Além disso, em mulheres que sangram muito evita-se anemia e em mulheres com endometriose minimizam-se cicatrizes e aderências pélvicas.

3) E as desvantagens?

Só existem desvantagens comprovadas do uso prolongado de análogos, que são os bloqueadores hormonais injetáveis. Por imitarem a menopausa, podem estar associados a ondas de calor, mal estares, secura vaginal e osteoporose. Os demais métodos podem estar associados a escapes, que são sangramentos esporádicos em pequena ou mínima quantidade, mas que costumam ser raros e bem tolerados pelas mulheres. Algumas mulheres retenção líquida com o método de injeção de progesterona, principalmente.

4) Existem várias dúvidas das mulheres, como se pode prejudicar a fertilidade, ou se é importante menstruar para haver limpeza do útero. Gostaria que explicasse a respeito.

Não existe prejuízo algum à fertilidade quando se evita a menstruação, pelo contrário, em casos de endometriose, por exemplo, a supressão da menstruação poderá inclusive aumentar as chances de gravidez futura por evitar cicatrizes e aderências pélvicas.

O sangue perdido durante as menstruações, por outro lado, não é responsável por limpar o útero e sim por receber um futuro bebê, se a gravidez não acontece há renovação da parte interna do útero, isso é a menstruação. Quando usamos progesterona para suspender as menstruações a camada interna do útero não se espessa para esperar a gestação e por isso não há sangramento.

A injeção de progesterona de depósito, apesar de não causar infertilidade, pode manter seu efeito contraceptivo por alguns meses após o término de seu uso, evitando gestações neste período. Passado seu efeito, a função reprodutiva retornará normalmente.

5) Caso opte por bloquear a menstruação, por quanto tempo isso pode ser feito?

Período indeterminado, ou seja, pelo tempo que for conveniente à paciente, já que não há nenhum malefício do bloqueio. Se optado por injeção de progesterona de depósito o controle dos ossos é fundamental.