1 – A pílula deve ser tomada sempre no mesmo horário? Existe um jeito certo de tomar: com o estômago cheio ou vazio? É melhor tomar com leite, suco, refrigerante ou com água?

Sim a pílula deve ser tomada preferencialmente no mesmo horário pois a rotina minimiza o risco de esquecimentos e também para manter a concentração dos hormônios no sangue o mais estável possível. A qualidade do líquido usado para ingestão, o horário escolhido ou a escolha entre usá-la com estômago cheio ou vazio não interfere na sua eficácia.

2- Se eu esquecer de tomar um comprimido, o que faço?

Cada bula de pílula contém explicações específicas a sua composição. Mas, de maneira geral, vale a regra abaixo:
Esquecimentos inferiores a 12 horas: tomar o comprimido assim que se lembrar e continuar a cartela segundo sua rotina. Não é necessário associar preservativo.
Esquecimentos superiores a 12 horas na primeira semana da cartela: tomar o comprimido assim que se lembrar mesmo que isso signifique usar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Caso tenha esquecido mais de 1 comprimido despreze os demais esquecidos. Continuar a cartela segundo sua rotina. Associar preservativo por, no mínimo, 7 dias. No caso de relações desprotegidas no período do esquecimento, considerar contracepção de emergência.
Esquecimentos superiores a 12 horas na segunda semana da cartela: tomar o comprimido assim que se lembrar mesmo que isso signifique usar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Caso tenha esquecido mais de 1 comprimido despreze os demais esquecidos. Continuar a cartela segundo sua rotina. Associar preservativo por, no mínimo, 7 dias.
Esquecimentos superiores a 12 horas na última semana da cartela: Antecipe a pausa entre cartelas, ou seja, descontinue a pílula pelo período indicado por sua pílula ( 4 ou 7 dias no geral) considerando o primeiro dia da pausa como o primeiro dia do esquecimento. Nunca ultrapasse os dias de pausa indicados para sua pilula. No caso de dúvidas, procure seu ginecologista.

3- Existe algum remédio que corta o efeito da pílula? E bebidas alcoólicas?

Diversos remédios podem interferir negativamente com a eficácia das pílulas, assim como pílulas podem interferir na efetividade de algumas medicações, gerando risco. Por esses motivos, procure sempre um ginecologista antes de iniciar o uso de métodos contraceptivos orais.