O estilo de vida e o modo como as mulheres se alimentam podem influenciar no equilíbrio ovulatório (problema na ovulação). A falta de disciplina na alimentação, stress constante, sedentarismo, falta de nutrientes adequados, restrições alimentares severas, podem desequilibrar a fisiologia da mulher e consequente disfunção culmina na infertilidade.

Uma vida mais equilibrada é sempre o primeiro passo. A mulher deve se alimentar de forma saudável para que o organismo fique nutrido. É ter bom peso mas sem excesso de massa gorda (falso magra) ou deficiência de vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, e fontes de energia.

Algumas dicas:

– evite o excesso de sódio, presente no sal, temperos prontos (caldo de galinha, caldo de carne, maionese, etc), alimentos prontos industrializados (sopas instântaneas, macarrão instantâneo, congelados, etc) que só prejudicam a circulação sanguínea. Além de potencializar a retenção de líquidos.

Reflita se sua dieta atual são lanches rápidos ou pratos rápidos, a base de pães, batata frita, arroz, doces, baixa quantidade de fibras.

– controle o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico (ex. massas, pães, batata, bolos, bolachas, balas, etc). Opte pela qualidade de carboidratos, pois fazem a diferença no metabolismo da glicose e na fabricação da insulina. Pesquisas mostraram que mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) consumiam mais carboidratos simples vindo de batata frita e pão branco. Reflita se sua dieta atual são lanches rápidos ou pratos rápidos, a base de pães, batata frita, arroz, doces, baixa quantidade de fibras.

– Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras como salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, frituras, risoto, queijo parmesão, etc. Prejudicam a circulação sanguínea e aumentam as chances de desenvolvimento de doenças como a hipercolesterolemia (aumento do colesterol ruim), doencas cardiovasculares, hipertensão entre outros.

– Opte por uma alimentação mais “natural” com hortalicas e frutas frescas, carne branca magra, grãos. Evite alimentos industrializados e prontos como lasanhas congeladas, nuggets, hamburger, pizza, etc, pois são ricas em sódio e deficientes em vitaminas, minerais e antioxidantes importantes e fundamentais para a fertilidade.

– Evitar ficar sem uma boa hidratação ao longo do dia, ou seja, precisa sim tomar água para manter uma boa circulação sanguínea e garantir uma boa nutrição a todos os órgãos. Quantidade cerca de 1,5 litro ao longo de 1 dia.

Faça a diferença na sua dieta hoje!