Seguir uma dieta saudável e equilibrada sempre fará diferença para o organismo. A alimentação pode não ser a cura da infertilidade, porém poderá contribuir com a fertilidade.

Controlar sempre o consumo dos carboidratos de alto índice glicêmico. Procurar optar pelas fontes de baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que ao serem digeridos, não elevem tanto as taxas de açúcar e liberação de insulina no sangue. Alimentos como batata doce, milho, arroz integral, macarrão integral, aveia, farinha de trigo integral, maçã, quinoa.

Incluir sempre as leguminosas, pois são fontes de proteína vegetal – feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, soja. Proteínas são alimentos construtores e fundamentais para a saúde do aparelho reprodutor feminino.

A alimentação pode não ser a cura da infertilidade, porém poderá contribuir com a fertilidade.

Evitar restrições de leite e seus derivados, caso você não tenha nenhum histórico de intolerância ou alergia, porque são fontes de proteínas e do mineral cálcio

Diversificar os alimentos e escolher sempre fontes de licopeno. É um antioxidante muito estudado porque ela atua na regulação hormonal dos ovários o que pode colaborar na regulação do ciclo ovulatório. O licopeno dá a cor avermelhada dos alimentos. Ex. Tomate, caqui, pitanga, morango, melancia, goiaba vermelha.

Optar por fontes de gorduras boas, pois possuem ação antiinflamatória e ajudam a proteger o aparelho reprodutor feminino, como azeite, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, semente de abóbora, macadâmia, etc), linhaça (ômega 3 e 6 que são antioxidantes muito estudados pois permitem um organismo mais saudável e oferece melho imunidade contra doenças oportunistas como o câncer), peixes como salmão, atum, sardinhas, anchovas que são ricas em ômega 3.

Não se esquecer das vitaminas como a vitamina A que atua na produção de hormônios femininos. Ex. Ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, manga, hortelã,, laranja, abóbora.

Fontes de vitamina D: hoje é uma das vitaminas mais estudadas, porque ela teoricamente nunca estaria em falta na população brasileira. Afinal é uma vitamina sintetizada a partir da exposição ao sol. No entanto, hoje as pessoas se expõem cada vez menos aos raios solares por diversos motivos como medo de câncer de pele, poluição, falta de tempo, as pessoas acordam e ficam confinadas nos escritórios, escolas, casa.. Alimentos fontes são atum, sardinhas, gema de ovo, frutos do mar, queijos, leite e iogurte enriquecidos.

Fontes de vitaminas do complexo B: vitamina B6 ajuda na regulação das taxas de açúcar no sangue, evita picos de insulina (alimentos: amendoas, visceras, germen de trigo, aveia, arroz, batata doce, banana, leite, aves, batata, gema de ovo). Vitamina B9 (conhecido como ácido fólico) previne a má formação do tubo neural do bebê (alimentos: vegetais verde escuros, lentilha, feijão, amendoas). Vitamina B12 melhora a formação do endométrio, além de contribuir na regulaçao do ciclo menstrual (alimentos: carne vermelha, peixe, ovo, leite, ostras).

Fontes de vitamina C: antioxidante que ajuda a regular a ovulação. Alimentos como abacaxi, kiwi, morangos, açai, mirtilo, laranja, pimentão, couve, limão, acerola. Obervo que a vitamina C aumenta a mobilidade e concentração do semen dos espermatozóides.

Fontes de vitamina E: melhoram o endométrio e o útero, aumentam a vascularização da região. Alimentos como oleaginosas, grãos integrais, óleos vegetais, grão de soja, couve, agrião, azeitonas, leite enriquecido. Para o homem esta vitamina melhora a qualidade do espermatozóide.

O organismo também precisa de fontes de minerais como selênio que é um antioxidante que colabora com a produção hormonal, aumentando as chances de fertilidade. Alimento como castanha do Brasil (este é o nome dado hoje, mas é a castanha do Pará), arroz integral, atum. Lembro que 1 castanha do Brasil supre as necessidades diárias desse mineral.

Fontes de alimentos ricos em ferro: o ferro é importante para a formação dos glóbulos vermelhos, em baixa temos o prejuízo da circulação sanguínea, o que prejudica a ovulação e pode estar relacionado ao mau desenvolvimento do feto. Alimentos como carne, vegetais verde escuros, leguminosas..

Fontes de zinco: mineral importante para o casal, pois ele é fundamental na produção do espermatozóide e contribui com os hormonios femininos. Alimentos como nozes, carne bovina, germen de trigo,ostras, feijão.

Diversificar com qualidade poderá ser sua diferença!