Definição de Infertilidade: Incapacidade de um casal em alcançar a concepção ou levar uma concepção a termo após um ano ou mais de relações sexuais regulares, sem protecção contraceptiva (OMS).

Infertilidade sem causa aparente e até de casos de insucessos de tratamentos

Estima-se que 10 a 15% dos casais apresentarão infertilidade, mas por que? Já era de conhecimento médico que alguns fatores genéticos, ambientais e de saúde geral poderiam causar infertilidade. Mas novas pesquisas médicas demostram que os hábitos de vida são tão determinantes na fertilidade do casal quanto demais fatores de saúde: idade, peso, estado nutricional, atividade física, trabalho, estresse, tabagismo, etilismo, uso de cafeína, drogas ilícitas, etc.. comprovadamente interferem na fertilidade.

Diante desses estudos, podemos entender melhor alguns casos de infertilidade sem causa aparente e até de casos de insucessos de tratamentos. Casais com desejo reprodutivo, precisam melhorar igualmente sua qualidade de vida para maior sucesso reprodutivo, afinal 40% dos casos de infertilidade são determinados por fatores femininos, 40% masculinos e 20% do casal.