Em primeiro lugar parabéns! Você está iniciando uma nova jornada na sua vida. No decorrer da gestação, o seu corpo passará por diversas mudanças para acomodar o seu bebê, para nutrir e fazê-lo crescer. Veja aqui o que esperar a cada etapa da gestação e como adaptar a sua vida às novidades. É um período trabalhoso para o seu corpo, portanto permita-se fazer de você a sua maior prioridade neste momento tão importante.

1º Trimestre

O primeiro sinal da gestação é o atraso menstrual. E para contar a idade gestacional e calcular a data provável do parto, o seu médico irá perguntar o primeiro dia da sua última menstruação. Procure lembrar este dia. Somando a ele 40 semanas, você descobre qual a data esperada para a chegada do seu bebê! O primeiro ultrassom que o seu médico solicitar irá confirmar se esta data está correta.

Juntamente com o atraso menstrual, você pode sentir alterações no seu corpo comuns ao primeiro trimestre da gestação. Com o aumento da produção hormonal, você pode ficar sonolenta, as mamas podem crescer e ficar sensíveis e você pode sentir a barriga inchar. Entretanto algumas das queixas mais comuns do primeiro trimestre são o enjôo e os vômitos. O desconforto costuma ser pior no período da manhã e por volta da nona semana de gestação. A partir de então os sintomas melhoram e devem cessar até as 15 semanas. Mudanças simples nos seus hábitos podem melhorar estes sintomas:

– alimente-se de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades, evitando alimentos gordurosos – faça seis refeições por dia;
– ao acordar, evite ingerir líquidos de imediato, prefira alimentos sólidos (como bolacha de água e sal);
– evite escovar os dentes assim que acordar – espere uns 30 minutinhos;
– tudo o que é gelado pode trazer conforto ( como água gelada e sorvete de frutas);
– lembra da dica da vovó: comer gengibre alivia os sintomas – ande com balas de gengibre na bolsa.;
– coloque mais de um travesseiro quando deitar-se para melhorar sintoma de refluxo ou queimação;
– se ainda estiver incomodada, mesmo após estas dicas, medicamentos contra enjôo são permitidos na gestação – converse com o seu médico.

Ainda na primeira consulta de pré-natal, o seu médico pedirá inúmeros exames de sangue, urina e fezes, além do tão esperado ultrassom. Também é possível atualizar o papanicolaou, no início da gestação. Faça todos os seus exames assim que possível. E não se esqueça de tomar todos os dias a sua vitamina para a gestação. O ácido fólico ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, além de ajudar a prevenir anemia na mamãe. Evite medicamentos sem recomendação médica até a 14a semana, já que é neste período que se formam os órgãos do bebê.

É normal, até mesmo esperado, que você tenha emoções conflitantes em relação à gravidez, e que se torne muito mais sensível aos estressores do dia a dia. Isso faz parte do quadro hormonal, e do assumir (às vezes pela primeira vez) o papel de mãe. Isso se torna ainda mais forte hoje em dia, quando/ os pais são submetidos a pressões e a expectativas cada vez maiores. Por isso mesmo, é importante que você invista tempo em se cuidar, em evitar estressores desnecessários e em relaxar. A instabilidade emocional tende a melhorar após o 2o mês. Mesmo assim, se quiser uma ajudinha extra, entre em contato conosco para que lhe ajudemos a encontrar o melhor profissional para cuidar de você neste momento tão especial.

2º Trimestre

Este período é conhecido como a “Lua de Mel da Gestação”. O impacto dos hormônios do primeiro trimestre, bem como os seus sintomas, estão bem mais amenos. Você se sente mais energizada, com maior disposição para as atividades cotidianas. Por esses motivos, esta pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar as boas novas com os amigos! A partir da 20a semana é importante iniciar um polivitamínico que contenha concentração adequada de ferro. O seu bebê está crescendo rapidamente!

Outro ponto interessante: neste momento as mães começam a sentir os movimentos fetais. Inicialmente, eles parecem o farfalhar de borboletas na barriga, ficando progressivamente mais fortes e inconfundíveis. Assim, o contato entre mãe e bebê torna-se mais concreto e ainda mais emocionante. Além do mais, como é nesta época que as estruturas internas do ouvido do seu bebê se consolidam, adquira o hábito de conversar com ele. Ele se acostumará ao som da sua voz, o que o acalmará quando chegar ao mundo externo.

Aproveite este período para dedicar-se mais à ginástica. Ela melhora sua disposição e prepara você para o momento do parto e para a recuperação pós parto. Uma das modalidades que mais favorece às gestantes é a hidroginástica porque, Além de fortalecer os músculos, alivia o peso do bebê sobre o útero. Pode ser praticada a partir da 12a semana até o final da gestação.

Já que você está mais disposta, este também é um ótimo período para tirar umas férias, de preferência com o seu parceiro celebre o amor e a família crescente! Se a gestação estiver correndo bem até aqui, poderá viajar de carro ou de avião, sem problema algum.

3º Trimestre

O terceiro trimestre inicia-se por volta da 28a semana de gestação. Neste período, a barriga está grande e você sente o seu bebê mexer durante todo o dia. É comum o útero contrair-se de vez em quando (de 1 a 4 vezes ao dia). Estas são as famosas contrações Braxton-Hicks, que funcionam como uma espécie de “treinamento” do seu útero para o momento do parto. Não se preocupe, pois estas contrações esporádicas não são suficientes para dilatar o colo do útero.

No terceiro trimestre, o ato de dormir pode tornar-se um tanto desafiador, devido ao tamanho da barriga. É mais confortável optar por dormir sempre de lado, de preferência o esquerdo, com um travesseiro entre as pernas, um segundo por baixo da barriga e outro apoiando as costas.

É importante lembrar, ainda, que este é o momento de começar a preparar as mamas para a amamentação. Não é necessário passar esponjinhas, já que os seus hormônios se encarregarão de preparar a pele. Contudo, o uso de pomadas de lanolina na região dos mamilos pode ajudar. Evite passar o seu creme hidratante na região dos mamilos. Fazer com que as aréolas e os mamilos fiquem macios ou duros demais pode torná-los suscetíveis a rachaduras durante a amamentação. A melhor forma de evitar desconforto na amamentação é ensinando o seu bebê a “pega” correta do mamilo. Para tanto, esta é uma boa hora para você e seu parceiro se inscreverem em workshops de preparação de pais, se assim o desejarem. Teremos prazer em indicar a vocês os melhores locais.

No decorrer de toda a gravidez, você deve usar o cinto de segurança ao dirigir, posicionando-o abaixo e lateral à barriga, para diminuir o risco de traumas mais sérios em caso de acidentes. Nunca apóie o cinto sobre a barriga. Ao entrar no 8o mês, você poderá perceber que os seus reflexos diminuem e o barrigão fica enorme, podendo encostar na direção. Esta é a hora de parar de dirigir.

Algumas alterações surgem com a proximidade do parto. Durante a sua gravidez, colo do útero é coberto por um tampão de muco. A perda vaginal do tampão pode ocorrer até 2 semanas antes do parto, portanto, não é preciso preocupar-se com ele.

Contudo, se você perceber qualquer sinal alarmante, ou que sugira de trabalho de parto, comunique seu médico imediatamente, pelo telefone do consultório ou pelo celular. Se por acaso não nos encontrar rapidamente, procure a maternidade combinada, onde você será examinada e ele será comunicado.