Exames a serem realizados em gestantes de baixo risco

1º Trimestre (até o 3º mês)

Exames de sangue
• Hemograma completo (avaliar anemia);
• Glicemia de jejum (avaliar diabetes)
• Tipagem sanguínea (detectar incompatibilidade sanguínea)
• Sorologia para sífilis e HIV;
• Sorologia para hepatites B e C;
• Sorologia para rubéola e toxoplasmose;
• Sorologia para citomegalovírus;
(todas estas doenças podem passar para o bebê e causar problemas).
• TSH e T4L (detectar alterações da tireóide)
Outros exames
• Urina tipo I e Urocultura (a infecção urinária é muito freqüente na gestação e sempre deve ser tratada);
• Colpocitologia oncótica (Papanicolaou)
• Parasitológico de fezes
• Ultrassonografia transvaginal.
• Ultrassom morfológico fetal de 1o trimestre (avaliação detalhada da anatomia fetal); deve ser realizado em torno da 12a semana de gravidez.

2º Trimestre (do 3º ao 6º mês)

• Ultrassom morfológico fetal (avaliação detalhada da anatomia fetal); deve ser realizado da 20-24a semana de gravidez.
• Caso você seja susceptível à toxoplasmose, a sorologia deve ser repetida a cada 2 meses. Para prevenir essa doença, adote medidas como evitar manipular gatos, usar luva quando mexer com terra, lavar muito bem frutas e verduras e não comer carne crua.
• Nessa fase, pode surgir o diabetes gestacional. Para fazer o diagnóstico é necessário um exame de sobrecarga de glicose 75g, com 26 semanas.

3º Trimestre ( do 6º ao 9º mês)

• Repetir alguns exames de sangue, se necessário
• Em determinados casos, a avaliação do bem estar fetal pode ser necessária por meio de Ultrassom com Dopplerfluxometria e da Cardiotocografia, que analisam o fluxo sanguíneo placentário e fetal. Com eles, podemos saber se o crescimento e o desenvolvimento do bebê estão adequados, pois estes dependem da passagem de oxigênio e nutrientes maternos através da placenta.
• Exames de toque vaginal para se avaliar a dilatação do colo uterino e a proximidade do parto.
• Avaliação do crescimento fetal pelo ultrassom obstétrico.