Atividades diárias

Você pode levar uma vida normal, desde que não esteja apresentando nenhum problema, como sangramento ou trabalho de parto prematuro, por exemplo. Ou seja, pode trabalhar, dirigir, fazer compras, sem esforço físico em excesso. Enfim, fazer tudo aquilo a que estava habituada. Chegando ao final da gestação, entretanto, você poderá ficar mais cansada. Por lei, a gestante tem direito a tirar a Licença Maternidade a partir de 36 semanas de gestação.

Ginástica

Uma vez liberada pelo seu médico para fazer exercícios, mexa-se! A ginástica faz bem à circulação, oxigena o sangue e prepara o corpo para o momento do parto. No primeiro trimestre, pratique exercícios mais suaves. Avise ao seu preparador físico sobre a sua gestação, para que ele possa elaborar um plano de atividades adequado. Evite abdominais, exercícios com apoio abdominal e que gerem impacto, como esportes de contato, lutas e equitação. Se houver qualquer dúvida ou intercorrência, entre em contato conosco que nós a orientaremos.

Relações Sexuais

Sim, você pode, e deve manter relações sexuais durante a gestação! Elas são uma ótima forma de relaxar, e de se manter conectada ao seu parceiro. Se tudo estiver bem, poderá praticá-las a partir da 8a semana de gravidez.

Sono

A ação dos hormônios sobre o corpo, e o esforço que o organismo tem que fazer para aninhar e ajudar o seu bebê a se desenvolver são consideráveis! É normal, portanto, que a gestante sinta muito mais sono do que o normal no decorrer do dia. Se puder, em caso de vontade muito grande de dormir, encontre algum lugar tranqüilo e procure tirar uma soneca de cerca de 20 minutos. Não se preocupe, este sintoma melhora muito em torno da 8a semana.

Frequência Miccional

A partir do segundo mês, a função dos rins aumenta e o útero começa a comprimir a bexiga. Tudo isso faz com que você queira ir ao banheiro mais vezes, mesmo com pouca quantidade de urina. O melhor a fazer é aliviar a vontade, em vez de ficar segurando por muito tempo, pois a gestação já torna a mulher mais propícia a ter infecções urinárias. Mas tenha cuidado, já que a mudança no padrão urinário deve ser comunicado ao médico. Infecção urinária na gravidez pode acontecer com poucos ou mesmo nenhum sintoma.

Varizes

Aproveite a gestação para colocar os pés pra cima sempre que puder! Isso descansa as pernas e ajuda a prevenir as varizes. Outra prática interessante para este fim é de usar meia calça elástica de média compressão (se elas forem demasiadamente fortes para você, pode usar as de suave compressão). É possível encontrar meias feitas especificamente para gestantes. Estas medidas são particularmente importantes para mulheres que já têm tendência a desenvolver varizes.

Proteja a Sua Pele!

A ação dos hormônios durante a gestação torna a pele muito mais propensa a desenvolver manchas. Por isso, é obrigatório o uso diário de filtro solar, com fator de proteção solar maior do que está acostumada a usar habitualmente, para não ficar com o rosto manchado. No verão, quando for à praia, não se esqueça de passar em todo o corpo, de usar chapéus e de ficar debaixo do guarda-sol sempre que possível. É esperado, entretanto, que algumas regiões escureçam naturalmente, pela ação hormonal. Os mamilos escurecem e surge, na barriga, abaixo do umbigo, uma linha vertical escura. Esta linha chama-se linha nigra, e é característica das gestantes. Ela desaparecerá algum tempo após o nascimento do seu bebê.

Estrias

As rápidas mudanças pelas quais o seu corpo passará poderão fazer surgir estrias na barriga, coxas, nádegas e seios. Para atenuar este efeito, há cremes e óleos específicos para gestante que você poderá passar no corpo. Lembre-se de não aplicar estes cremes sobre os mamilos! Se preferir, entre em contato com a clínica e agendaremos para você uma conversa com um dos nossos dermatologistas.

Cabelos

Há pouca informação científica sobre a segurança de produtos de tratamento dos cabelos durante a gravidez. Se não houver lesões no couro cabeludo, é pouco provável que haja absorção e transmissão para o bebê. Mas atenção: evite o uso de substâncias químicas durante o primeiro trimestre. Este período é crucial para o desenvolvimento dos órgãos do seu bebê.

Cuidados Dentários

Durante a gestação, suas gengivas ficarão mais sensíveis. Em algumas ocasiões, é possível que haja algum sangramento. Opte por escovas de dente macias e por pastas de dentes para dentes sensíveis. Visite o seu dentista, e avise-o da sua gestação, para que ele tome as devidas precauções.

Prisão de Ventre

A ação dos hormônios faz com que o intestino de muitas mulheres fique mais lento. Se isso acontecer, aumente a quantidade de fibras na sua dieta, bem como a quantidade de água.

Álcool

O abuso de álcool na gestação pode ser extremamente prejudicial ao desenvolvimento do seu filho. Não há descrita nenhuma quantidade segura de consumo de álcool durante a gravidez, portanto evite sempre.

Aumento de peso

É esperado, e desejado, que a mulher tenha um ganho de peso durante a sua gestação. Este aumento, contudo, deve ser controlado, mantendo-se entre 9 e 12kg durante toda a gravidez. O ganho excessivo de peso pode fazer com que você desenvolva diabetes ou hipertensão da gestação, o que poderá representar um perigo para você e para o seu bebê. Alimente-se de 3 em 3 horas e reserve a maior parte do aumento de peso para o último trimestre. Neste período, devido ao peso do bebê, do útero, da placenta, entre outros fatores, é esperado que a gestante ganhe mais peso.
Procure não restringir o consumo de qualquer um dos grupos de alimentos. Faça uma dieta balanceada em carboidratos, proteínas e gorduras. E não se esqueça das fibras, que irão facilitar o funcionamento do seu intestino.
A necessidade de algumas vitaminas e minerais aumenta durante a gravidez, de forma a atender as demandas de desenvolvimento do seu bebê. Você precisará consumir mais cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, iodo, vitaminas D, A, B1, B2, B6, B12 e ácido fólico. Há no mercado várias formulações que visam suprir estas necessidades. O seu médico receitará a mais adequada ao seu caso, e você deverá consumi-la diariamente até o final da gestação.
Dê preferência a: Carne, frango, peixes (evite cação, camarões, e outros peixes com elevado teor de mercúrio), ovos, miúdos, frutas, verduras, queijos (com preferência para brancos ou sem sal), gelatinas, café em moderação.
Evitar ou reduzir: Massas, batata, arroz, refrigerante, sorvetes, açúcar, pão, chocolate, sal, leite integral, frios (mortadela, salame), doces e gorduras de um modo geral.

Lembre-se de evitar alimentos crus se for susceptível a toxoplasmose. Esta doença é transmitida pelas fezes dos gatos e por alimentos crus como carnes, frutas e verduras. O seu médico irá pedir o exame da toxoplasmose no início do pré-natal.

Lembre-se: seja criteriosa a cada refeição. Afinal, tudo o que você consumir será absorvido pelo seu bebê, e contribuirá com o seu desenvolvimento. Se desejar, podemos agendar uma consulta nutricional para você. Dessa forma, você obterá orientações mais específicas para o seu caso.