BCG

Embora nenhum efeito danoso para o feto tenha sido observado, não é recomendada na gestação.

Caxumba e Sarampo

Evite gravidez nos 28 dias subsequentes à vacinação. Se houver vacinação acidental durante a gravidez, há risco teórico para o feto; porém, não é indicação para interrupção da gravidez.

Dupla adulto (tétano e difteria)

Se você já foi vacinada, há menos de 5 anos, está coberta. Se foi entre 5 e 10 anos, deve receber uma dose de reforço. Vacina há mais de 10 anos requer novo esquema completo, com 3 doses.

Febre amarela

Como o risco para o feto não está bem determinado, você deve vacinar somente em caso de viagem inadiável para zona endêmica. Nestes casos, o risco para o feto é inferior ao risco de infecção pelo vírus de febre amarela.

Febre tifóide

Não existem dados disponíveis quanto ao uso durante a gestação.

Hepatite A

Risco teórico baixo para o feto.

Hepatite B

Até o momento, não existem riscos observados para o feto. Pode ser administrada tanto na gestação como na lactação. A infecção materna pelo vírus da hepatite B pode resultar em doença materna grave e infecção crônica do feto, o que justifica o uso da vacina.

Influenza (gripe)

Você deve procurar tomar a vacina assim que iniciar a campanha. As gestantes estão sujeitas a complicações relacionadas à gripe. Vacinar apenas após completar 14 semanas de gestação, antes do início do inverno.

Meningococo

Até o momento, o risco teórico para o feto é baixo. As avaliações disponíveis têm mostrado que a vacina é eficaz e segura na gestação.

Pneumococo

A segurança não foi avaliada para o primeiro trimestre de gravidez. As gestantes que foram vacinadas acidentalmente não apresentaram consequências danosas para os recém nascidos.

Poliomielite

Evitar vacinar devido ao risco teórico ao feto.

Raiva

Não existem evidências de dano fetal. Raiva é doença grave, portanto, se tiver acidente com risco, deve receber a vacina.

Rubéola

Possível risco fetal: não vacinar. Não engravidar quatro semanas após a vacinação. Em vacinação acidental da gestante, existem possíveis riscos fetais; porém, esta situação não é considerada indicativa para interrupção da gravidez.

Varicela

A gestante não deve ser vacinada. Porém se entrar em contato com alguém que apresentar a doença, deve receber o mais rápido possível imunoglobulina especifica humana antivaricela-zoster (VZIG), na pós-exposição.