Escrito por Cesar Camara

O que é?

A varicocele é a dilatação das veias que são responsáveis pela drenagem do testículo. Os testículos são drenados por veias que formam um emaranhado pelo cordão testicular, chegando ao abdome pela região inguinal, sendo nessas veias que ocorrem a dilatação.

A varicocele ocorre em até 20% dos homens após a puberdade, sendo na grande maioria do lado esquerdo, devido às características anatômicas da veia gonadal, que não possui válvulas (como as veias das pernas, por exemplo) e que sobre uma grande pressão porque tem acesso direto a uma das maores veias do corpo humano, a veia cava.

Quais os sintomas?

Quando a varicocele torna-se avançada, nota-se um abaulamento na região escrotal, que é pior em pé e também piora quando se aumenta a pressão do abdome.

Os pacientes portadores da varicocele também podem raramente relatar uma sensação de peso testicular, com eventual dor leve, principalmente ao final do dia, pior em pé com alívio ao deitar-se.

Pode ocorrer, em casos não tratados, diminuição do tamanho do testículo, que é dependente do tempo que o paciente tem o diagnóstico da varicocele.

A varicocele também pode ser responsável por alguns casos de infertilidade masculina. Acredita-se que o acúmulo de sangue presente nas veias aumentadas próximo ao testículo aumente sua temperatura habitual, diminuindo a produção e a qualidade dos espermatozoides, causando dificuldades para engravidar a parceira. Importante lembrar que nem todos os homens que têm varicocele serão infertilidade e nem todos os homens com infertilidade têm varicocele como causa.

Muitas vezes a varicocele é assintomática, sendo diagnosticada em exames realizados por outros motivos ou na investigação da infertilidade masculina. Caso seja comprovada infertilidade associada a varicocele e suas complicações, está indicado o tratamento cirúrgico das veias varicosas do testículo.

Quais são os sinais de alerta?

Diminuição do tamanho do testículo
Diminuição da consistência do testículo
Varicocele que surgiu subitamente
Alteração do exame do esperma (espermograma)
Quais são as opções de tratamento?

Em primeiro lugar, nem todas as varicoceles diagnosticadas devem receber pronto tratamento cirúrgico. Existem muitos pacientes com esse diagnóstico que não necessitam de tratamento, principalmente se estiverem assintomáticos e/ou se estiverem em uma idade mais avançada.

O tratamento da varicocele consiste na ligadura (oclusão) das veias que estão aumentadas na região do cordão testicular, logo acima do testículo.

A melhor forma de realizar esse tratamento é realizando a ligadura das veias do complexo que drena o testículo. A técnica deve utilizar alguma forma de magnificação (sempre que possível com uso de microscópio) e preferencialmente utilizando-se o acesso chamado sub-inguinal, que não demanda grandes incisões ou abertura de estruturas que atrasem a recuperação pós-operatória.

Com a magnificação com o microscópio é possível avaliar, diferenciar e ligar com grande precisão as veias dilatadas, mantendo a artéria e os vasos linfáticos que nutrem e drenam os testículos intactos, sem maiores riscos de atrofia do testículo operado. Esta técnica significou um grande avanço no tratamento da varicocele, permitindo uma mínima taxa de complicações, e aumentando a eficácia da cirurgia.

Embora a taxa de resolução da varicocele seja próxima de 100% com a técnica microcirúrgica, nem todos os pacientes submetidos à cirurgia apresentarão resolução da dor ou apresentarão melhora na fertilidade. Isso ocorre porque a varicocele pode não ser a única causa de dor ou infertilidade para o paciente, e a varicocele embora resolvida não seja totalmente responsável pelo que o paciente apresenta. Portanto é necessário esclarecimento de seu urologista sobre os riscos de manutenção do quadro mesmo com a cirurgia.

As complicações da cirurgia da varicocele, também chamada de varicocelectomia, são mínimas quando usada a técnica de microcirurgia com adequado isolamento apenas das veias que devem ser ligadas.

Quais perguntas fazer ao seu médico?

Varicocele causa câncer?
Eu preciso fazer a correção?
Minha fertilidade pode ser afetada?
Escrito por Dr Cesar Camara

fonte: http://www.cesarcamara.com.br/Informe-se/?noticia=Varicocele_causa_infertilidade_09_11_2012