Procedimento estético na gravidez: Pode ou não?

São muitas as alterações sentidas pela mulher em razão da gravidez. Condições antes inexistentes – ou pouco perceptíveis – podem aparecer, como estrias, melasmas e acne. Ao mesmo tempo, são poucos os procedimentos estéticos que podem ser recomendados durante o período gestacional. Veja abaixo alguns desses tratamentos.

Para o rosto

É comum às mulheres grávidas notarem um aumento da oleosidade da pele e o surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. Para lidar com esses problemas durante a gravidez, existem opção de tratamento de limpeza de pele que não apresentam contraindicações para gestantes. São eles:

• Peeling de Cristal: consiste em uma microdermoabrasão com grãos de cristais, que esfoliam a pele. É indicado para tirar manchas e diminuir poros dilatados, pois estimula a produção de colágeno. Por se tratar de um peeling mecânico e que não utiliza substâncias que podem ser absorvidas pela pele, é um procedimento seguro às mulheres grávidas.

• Peeling de Diamante: este procedimento promove uma microesfoliação da pele, por meio de um aparelho próprio, e estimula a produção de colágeno, a principal proteína responsável por dar forma, estrutura e sustentação à pele. É indicado para tratar manchas superficiais, como melanoses, cicatrizes de acne e poros muito abertos.

• Argiloterapia: procedimentos estéticos com argila ajudam a limpar, nutrir e revitalizar a pele. Mulheres grávidas que apresentem acne e excesso de oleosidade podem fazer uso da Argila Verde, que tem ação adstringente. A Argila Verde é rica em zinco, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo, e é segura para mãe e bebê.

Estrias

Para as estrias na gravidez, a melhor opção é prevenir. Isso porque os procedimentos estéticos disponíveis para combate-las são mais agressivos e, por isso, contraindicados durante o período gestacional. No entanto, a mãe pode realizar certos procedimentos estéticos para amenizar as estrias enquanto ainda estiver amamentando. Dentre os procedimentos estéticos mais indicados, estão:

• Carboxiterapia: consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) nos tecidos que constituem a pele, por meio de agulhas e sem anestesia. Usado sobre as estrias, proporciona uma melhor circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno, resultando na distensão da pele e abrandamento dessas linhas.

• Laser CO2:
laser bastante potente que atua diretamente sobre a pele para amenizar a aparência das estrias. Pode ser usado tanto em estrias recentes (avermelhadas) quanto naquelas mais antigas (esbranquiçadas), pois promove o fechamento de vasos sanguíneos e estimula a produção de colágeno.

• Dermaroller: trata-se de um aparelho cilíndrico, incrustado de microagulhas muito finas, cujos tamanhos variam, de acordo com a necessidade. Em contato com a pele, o equipamento provoca microlesões, que estimulam a produção de colágeno. Isso porque, por uma reação de defesa do organismo, as células epiteliais se multiplicam mais rapidamente, a fim de tratar essas lesões, provocando, como consequência, um rejuvenescimento do tecido. Além do tratamento de estrias, o Dermaroller pode ser indicado para clarear manchas, amenizar cicatrizes, aumentar a circulação no couro cabeludo, firmar os tecidos para combater a flacidez e estimular a circulação sanguínea para ajudar a tratar a celulite.

Texto escrito pela Dra. Karina Nunes