A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero. Essa condição médica pode causar fortes dores pélvicas durante a menstruação e possivelmente pode se transformar em uma dor crônica intermitente, gerar desconforto e também comprometer o dia a dia de muitas mulheres.
Estima-se que uma em cada dez mulheres sofram dessa doença que é frequentemente associada a infertilidade. Dores durante as relações sexuais também podem estar presentes e costumam ser um sinal de aviso para essa e outras condições clínicas.
Abaixo, nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a endometriose! Pronta para saber mais a respeito? Continue a leitura até o final!
Endometriose: Sintomas mais comuns
Os sintomas mais comuns são dor na região pélvica e dor intensa durante as relações sexuais. Normalmente, as dores na região pélvica acontecem durante o período menstrual. A maior diferença entre essa dor e a cólica menstrual é a sua intensidade, que tende a ser mais alta que o normal.
Essa dor pode ser progressiva e em alguns casos pode ser acompanhada de dor nas costas, em especial na região lombar. Urgência ao urinar e esvaziamento da bexiga doloroso também podem acompanhar o quadro da endometriose.
Em alguns casos clínicos a dor é progressiva, e pode se tornar incapacitante conforme as semanas (ou meses) passam. Também existem casos em que a mulher não sente dor alguma, o que mais uma vez demanda atenção da mulher para visitas regulares ao seu ginecologista.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de endometriose são a herança genética e os baixos níveis de progesterona, que frequentemente contribuem para um desequilíbrio hormonal.
Se há um parente de primeiro grau afetado na família, as chances de uma mulher desenvolver endometriose é até seis vezes maior.
Os principais tratamentos para a Endometriose
Os tratamentos para endometriose podem ser medicamentosos ou envolver cirurgia. Cada caso deve ser avaliado individualmente para que um bom plano de tratamento seja indicado.
Na maioria das vezes, o tratamento clínico é indicado antes de uma medida invasiva. Entretanto, em alguns casos o tratamento cirúrgico é inevitável e deve ser realizado com certa urgência para que os sintomas sejam aliviados.
O diagnóstico só pode ser realizado por um ginecologista e normalmente há a suspeita dessa doença quando uma mulher apresenta infertilidade sem explicação. Posteriormente, há a possibilidade da realização de tratamento para as mulheres que desejam engravidar.
Mesmo com a possibilidade de tratamento, é preciso informar que não são todas as mulheres que sofrem de endometriose que conseguirão ter sua fertilidade de volta. A avaliação do quadro clínico individual se faz mais uma vez necessária para que seja discutido a viabilidade desse tratamento.
A idade, o tipo de endometriose e até mesmo a intensidade dos sintomas são fatores determinantes quando falamos a respeito dos tratamentos para fertilidade feminina.
Portanto, se você está tentando engravidar e não consegue, ou mesmo se vem apresentando algum dos sintomas descritos nesse post, procure um médico especialista no assunto e veja se o que você tem se trata ou não de endometriose!
Esperamos que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas! Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais para que cada vez mais mulheres conheçam essa doença!