Quem está tentando engravidar, sabe que é comum surgir algumas dúvidas em meio a esse processo e que podem elevar ou reduzir a insegurança do casal que não vê a hora de ter o seu baby nos braços, não é mesmo?!

Pensando nisso, resolvemos listar nesse post, as principais dúvidas de quem está tentando engravidar. Quem sabe você não soluciona todas, ou pelo menos boa parte das suas dúvidas e vivencia esta experiência incrível de forma tranquila e saudável. Confira!

Principais dúvidas de quem está tentando engravidar

Dentre as principais dúvidas de quem está tentando engravidar, a primeira delas é:

Como saber quando se está fértil?

Embora pareça algo simples, muitas mulheres se confundem na hora de saber qual é o seu período fértil. E nesse caso, um dos fatores que faz toda a diferença, é a experiência da mulher em relação ao seu corpo.

Isso mesmo! A mulher que está tentando engravidar, deve prestar bastante atenção aos sinais que o seu próprio corpo dá nessa fase.

Sinais como excesso de umidade na região intima, aumento da libido, dentre outros, podem ser indicativos de que a mulher está no seu período fértil.

A alimentação interfere na fertilidade?

Sim. Existem alguns alimentos que contribuem para o aumento da fertilidade do casal que está tentando engravidar.

Alimentos ricos em fibras, carnes magras, frutas, legumes, alimentos com baixo ou nenhum teor de açúcar refinado. Enfim, a adoção de uma dieta balanceada, com certeza ajuda a aumentar a fertilidade tanto do homem, quanto da mulher.

Quais são os exames necessários para quem está tentando engravidar?

Tão importante quanto manter uma alimentação saudável, é buscar um auxílio médico de qualidade e fazer os exames adequados para garantir uma gravidez tranquila e segura.

Por isso, a dica é escolher um médico capacitado, que ofereça a segurança necessária para o casal ao longo deste processo. Além disso, existem alguns exames que devem ser feitos quando se está tentando engravidar. São eles:
– Ultrasom (para mulher);
– Espermograma (para o homem);
– Hepatite B, HIV, Sifilis, Glicemia, Rubéola e Toxoplasmose (para ambos).

Além disso, investigar fatores externos como o consumo de álcool, cigarro, ou a adoção de hábitos como dormir mal, por exemplo, também é importante, uma vez que estes fatores podem interferir na fertilidade do casal.

Fazer atividade física regular auxilia na fertilidade?

A prática recorrente de atividade física, ajuda a manter a qualidade de vida de uma pessoa em dia e, portanto, também pode contribuir para evitar problemas relacionados a infertilidade.

Após quanto tempo tentando engravidar preciso procurar um médico?

Geralmente, a maioria dos casais engravida já no primeiro ano. Agora, quando o período de tentativas ultrapassa esse prazo, é recomendável procurar um especialista, principalmente se a mulher apresentar uma idade superior a 35 anos.

Nesse caso, a mulher deve procurar a sua ginecologista, que analisará as possíveis causas da infertilidade. E com base nisso, determinará o diagnóstico, bem como a forma de tratamento mais viável para cada caso.

Se por ventura, a mulher necessite de alguma intervenção mais complexa, ela deverá ser encaminhada para um especialista em reprodução humana.

Em todo caso, o mais indicado é que, após 12 meses de tentativas contínuas para engravidar sem sucesso, o casal procure por auxílio médico, para saber o que pode estar havendo e buscar a melhor solução para o problema da infertilidade!