A infertilidade masculina é um problema que afeta milhões de homens ao redor do mundo. Esse tipo de distúrbio representa quase 50% dos casos de casais que tem dificuldades em ter filhos.

Contudo, esse assunto ainda não é muito debatido. Isso porque, muitas pessoas ainda encaram ele como tabu. Essa é uma situação que precisa mudar, principalmente tendo em vista que é possível reverter o problema.

Graças aos avanços da medicina, hoje existem vários tratamentos para homens que sofrem de infertilidade masculina. No entanto, antes de mais nada é necessário entender os fatores que geram esse distúrbio

Fatores que podem gerar a infertilidade masculina

De pré-disposição genética, até hábitos nocivos, várias coisas podem gerar esse problema. Entre os mais comuns estão:

  • Dificuldade nas relações sexuais;
  • Tabagismo e alcoolismo;
  • DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis);
  • Trauma testicular;
  • Uso de drogas;
  • Baixa produção de espermatozoides;
  • Alteração na produção de sêmen entre outros.

Ainda existem outros fatores que podem influenciar na infertilidade masculina. Por conta disso, a melhor maneira de evitar esse problema é prevenindo e consultando o médico regularmente.

Qual a importância do diagnóstico?

Muitos homens acabam sofrendo por anos com a infertilidade masculina pois tem receio de consultar um especialista. Entretanto, quanto antes o diagnóstico ser feito, mais chances de tratamento o paciente tem.

Antes de mais nada o especialista irá fazer um histórico completo. Por meio dessa pesquisa, será possível identificar possíveis pré-disposições genéticas, que podem aumentar as chances de infertilidade. Em seguida, serão solicitados exames.

É por meio de exames que o médico poderá avaliar qual a causa do problema. Uma vez identificada, ele indicará medicamentos, ou outros tipos de tratamento.

Geralmente, o paciente precisa fazer coletas de sêmen periódicas, normalmente a cada 15 ou 30 dias. O exame mais comum é o espermograma. Nele são avaliados:

  • Volume de sêmen;
  • Número, concentração, movimentação (motilidade) e a forma (morfologia) dos espermatozoides;
  • Se existe algum tipo de inflamação;

Além disso, outros exames também podem ser solicitados. Entre eles, está a dosagem de hormônios. Nele, são avaliados os níveis de prolactina, testosterona, FSH e LH.

Tratamento para infertilidade masculina
Em cerca de 25% dos casos de infertilidade masculina, as causas são idiopáticas. Geralmente, não há tratamento específico, ou seja, é necessário fazer uma combinação de técnicas.

Nos últimos anos, a medicina tem feito vários avanços. Hoje, existem várias maneiras de tratar o problema. Muitas vezes, não é necessário nem intervenção cirúrgica, apenas com medicamentos já é possível resolver o problema.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir a infertilidade masculina é com o acompanhamento médico, e criando hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos, por exemplo, é uma excelente maneira de estimular a produção hormonal.

Contudo, antes de iniciar qualquer tipo de mudança no dia a dia é muito importante consultar um especialista. Ele irá avaliar todas as necessidades do seu organismo, e, assim, indicar ações e atitudes que você deve tomar.

O primeiro passo é deixar de encarar a infertilidade masculina como um tabu. Esse distúrbio pode ser tratado como qualquer outro. Basta buscar informação e ajuda profissional.