Segundo estudos, pelo menos 1% dos homens sofre de Azoospermia. Esse distúrbio é um dos principais fatores que geram a infertilidade masculina.

Como esse é um assunto ainda pouco conhecido entre os homens, na grande maioria das vezes, a falta de informação acaba dificultando que o paciente tenha um tratamento adequado.

Se você ficou interessado no assunto e deseja saber mais a respeito, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é;
  • Como é realizado o seu diagnóstico;
  • Principais tipos;
  • E muito mais.

Confira!!!

O que é Azoospermia e como é feito o diagnóstico?

A Azoospermia é a ausência, de espermatozoides no sêmen. O diagnóstico é feito através de um exame chamado espermograma.

Este exame é feito em um laboratório, onde especialistas irão fazer uma análise completa para identificar a quantidade de espermatozoides no líquido seminal que foi recolhido.

Uma vez que esteja suspeitando do quadro de Azoospermia, o médico do paciente deverá encaminhá-lo para um especialista em Reprodução Humana que, por sua vez, pedirá um novo espermograma. Esse segundo exame será realizado por um laboratório que tenha expertise em análise seminal.

Somente com esse segundo resultado poderá ser apontado o diagnóstico do distúrbio, e o seu tipo.

Tipos de Azoospermia

Se você for diagnóstico com Azoospermia, é preciso manter a calma e não se desesperar. Isso porque, existem alguns tipos do distúrbio, que podem ser tratados de diferentes maneiras. Conheça alguns deles:

Obstrutiva

O diagnóstico desse tipo de Azzospermia indica que o problema não está na produção de espermatozoides, mas que há uma obstrução no ducto deferente, que é o canal por onde o sêmen é liberado.

Entre as principais causas para essa obstrução estão: fibrose cística (doença genética que faz com que o homem nasça sem os canais deferentes), vasectomia (operação que obstrui a passagem dos espermatozoides) e infecções genitais ou cirurgias que podem

levar ao fechamento do canal por onde o sêmen é eliminado do corpo.

Esse é um ótimo prognóstico, pois em grande parte dos casos existe tratamento para revertê-lo.

Não obstrutiva

A Azoospermia Não Obstrutiva, por sua vez, é quando o homem está produzindo uma quantidade mínima de espermatozoides, ou até mesmo existe a ausência completa deles.

Nesses casos, é necessário fazer um estudo das causas genéticas para verificar-se se é possível reverter o quadro ou não.

Idiopática

A Azoospermia Idiopática é um tipo do distúrbio mais recente. Nela, a causa do problema é desconhecido. Não existem fatores genéticos nem obstrução do canal.

Vários especialistas tem realizado estudos para verificar possíveis fatores que desencadeiam esse tipo. Um deles é ao excesso de peso.

Azoospermia: É possível se prevenir?

Sim! A prevenção do surgimento é possível. A primeira coisa que você precisa fazer é consultar um urologista periodicamente. Ele poderá realizar exames de rotina, para descobrir como o estado do canal, bem como a produção de espermatozoides.

Além disso, também é fundamental manter hábitos saudáveis, pois através deles, você poderá manter a saúde do seu sistema reprodutor. Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, evite o consumo excessivo de medicamentos, e, também o fumo e o álcool.

Dessa forma, você não irá apenas diminuir suas chances de ter Azoospermia, como também poderá melhorar a sua qualidade de vida.