Muitos homens buscam a vasectomia como método de contracepção. Por ser simples e totalmente seguro, ela é uma das alternativas mais bem aceitas hoje em dia. Contudo, é comum que pacientes que passaram pelo procedimento busquem, depois de algum tempo, realizar a reversão da vasectomia

Reverter esse processo é possível, mas é preciso ter em mente que existem alguns cuidados a serem tomados, e alguns fatores a serem levados em conta, para que o procedimento tenha sucesso.

Quer saber mais sobre o processo de reversão da vasectomia? Então continue lendo esse post e descubra:

  • Como a vasectomia e a reversão é realizada;
  • Os fatores que interferem nesse processo;
  • Fazer a reversão é garantia para a concepção;
  • Quando a vasectomia não é recomendada.

Confira!

Como é feita a vasectomia e a reversão?

A vasectomia é um procedimento simples, onde a circulação dos espermatozoides é interrompida através de uma intervenção cirúrgica. Eles são produzidos nos testículos e levados até os ductos deferentes através do epidídimo.
Com o procedimento, esses canais de transporte são seccionados e as extremidades bloqueadas. Dessa forma, não há como os espermatozoides conseguirem chegar até o pênis para serem ejaculados com o sêmen.

Já na reversão, esses dois canais são reconectados. Essa reconexão é feita por meio de uma microcirurgia. As extremidades cortadas são localizadas e é realizada uma sutura, que utiliza fios extremamente finos e também o auxílio de um microscópio.

Quais fatores interferem no sucesso da reversão da vasectomia?

Apesar da reversão ser possível, o sucesso dela depende de uma série de fatores.

Começando pelas habilidades do cirurgião. Não é qualquer médico que pode fazer esse procedimento. É necessário um especialista no procedimento.

Além disso, é preciso ter em mente que o procedimento cirúrgico para a realização da reversão é mais complexo. O paciente precisará tomar uma anestesia, e também serão utilizados equipamentos específicos para executar o procedimento com sucesso.

Outro ponto que precisa ser discutido é se a houve a cauterização na vasectomia. Nesse caso, a reversão fica mais difícil.

O tempo entre a realização da vasectomia e a reversão também interfere no sucesso do processo. Até 10 anos após a realização da vasectomia, o paciente tem maiores chances de voltar a ter ejaculações com espermatozoides.

A reversão da vasectomia é garantia de gravidez?

Não! Realizar a reversão da vasectomia não quer dizer que a gestação é garantida.

Segundo estudos, se o procedimento é realizado até 10 anos depois da vasectomia, o paciente tem 50% de chances de gravidez, entre 1 e 12 anos após o processo.

Quando a reversão da vasectomia não é recomendada?

Dificilmente existem contraindicações absolutas para a reversão da vasectomia. Geralmente, ela não é recomendada quando a vasectomia foi realizada a mais de 10 anos, ou, quando a parceira tem mais de 40 anos de idade ou algum problema que impeça uma gravidez natural, como alteração nas trompas e/ou endometriose.

Nestes casos as chances de gravidez natural apenas com esse procedimento são baixas, e é mais indicado procurar outros métodos alternativos.

A melhor coisa a se fazer é procurar um especialista. Apenas ele poderá avaliar o seu caso e indicar se a reversão da vasectomia é a técnica mais indicada ou não.