A fertilização in vitro é uma alternativa cada vez mais buscada no Brasil. Nos últimos sete anos, a procura por esse método cresceu mais de 168%. E apesar dele ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), muitas pessoas preferem realizar o procedimento em clínica de fertilização privada.

Isso porque, assim como outros procedimentos, a liberação desse método pode demorar meses, ou talvez anos. Tempo precioso para quem precisa lidar com o problema da infertilidade, que só aumenta conforme o tempo passa. E como os planos de saúde não atuam nessa área, a solução é procurar por uma clínica de fertilização.

Atualmente, é possível encontrar clínicas de qualidade, que trabalham com preços mais acessíveis.

Contudo, quando falamos de técnicas de reprodução humana assistida, é necessário tomar alguns cuidados. Cada processo tem um custo, e qualquer tentativa falha pode representar a diminuição nas chances de gravidez.

Por isso, separamos nesse post, algumas dicas sobre como escolher uma clínica de fertilização. Confira!

Dicas para escolher uma boa clínica de fertilização

Infraestrutura
Uma clínica de fertilização de qualidade precisa oferecer uma infraestrutura completa. Desde quartos para as pacientes aguardarem, até locais para a realização das técnicas de fertilização.

O ideal é que você visite o espaço antes de contratar o serviço. Assim, você pode ter mais garantias.

Preparo técnico da equipe
Um segundo ponto que você precisa avaliar é o preparo técnico da equipe. Isso porque a preparação dos profissionais é algo que impacta diretamente no sucesso ou não do processo de fertilização.

Sempre verifique se todos os profissionais envolvidos no processo têm as certificações exigidas. Além disso, não deixe de consultar os órgãos reguladores, como conselhos e associações.

Existem muitas pessoas mal-intencionadas se passando por especialistas, mas que não têm qualquer conhecimento sobre o assunto. E isso pode prejudicar não só o processo, como gerar consequências graves.

Certifique-se quais são os serviços oferecidos
Antes de assinar qualquer contrato, você também precisa verificar quais são os serviços que são oferecidos. Isso porque, não é toda clínica de fertilização que trabalha com serviços ilimitados.

Algumas, por exemplo, só trabalham com injeção intracitoplasmática de espermatozoides. Já outras não oferecem a transferência de embriões congelados.

Existem clínicas que oferecem processos de maior complexidade, como tratamentos para mulheres de idade mais avançada. Tudo isso deve ser considerado antes da assinatura do contrato, para que você tenha certeza que a empresa realmente atende suas necessidades.

Atendimento humanizado
A fertilização é um processo complexo. E muitas mulheres que optam por esse processo já estão em um momento delicado.

Logo, o atendimento humanizado precisa ser um requisito obrigatório na hora de escolher a sua clínica. Ela precisa oferecer suporte durante todas as etapas desse processo, desde a primeira consulta até depois do sucesso do procedimento.

Inclusive, o ideal é que ela ofereça auxílio de psicólogos. Isso porque todas as fases podem desgastar o casal, que já está em uma situação bem delicada.

Conclusão
Esses são alguns dos cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de escolher uma clínica de fertilização. Lembre-se, para que o seu sonho seja realizado, é necessário buscar por especialistas.