A procura pelo congelamento de óvulos é um procedimento cada vez mais adotado por mulheres no Brasil e no Mundo. O Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio) que é gerenciado e monitorado pela Anvisa, mostrou que entre 2016 e 2017 a procura por esse procedimento cresceu em 20%.

E estudos mostram que cada vez mulheres mais jovens têm optado por essa opção de extensão da fertilidade. Afinal de contas, o envelhecimento é um dos fatores que acaba diminuindo as chances de gravidez.

Mas, será que este é o único fator que tem feito com que as mulheres optem por esse tipo de solução para o retardamento da gestação?

Confira mais sobre o assunto nesse post!!!

Porque o congelamento de óvulos tem sido cada vez mais procurado?

Uma pesquisa publicada pela Human Fertility mostrou que o principal fator que influência uma mulher a optar pelo congelamento de óvulos é evitar o chamado “pânico dos pais”.

Basicamente, é quando uma mulher entra em um relacionamento apenas tendo como objetivo ter um filho. Esse tipo de atitude pode ser prejudicial tanto para a mãe como para o bebê.

Isso porque, não um envolvimento afetivo real entre os cônjuges, apenas a vontade de ter uma criança. E isso pode gerar vários problemas psicológicos.

Outro motivo revelado pela própria pesquisa é que a boa parte das entrevistadas revelou a falta de um parceiro. Ou seja, para garantirem a fertilidade ao encontrarem um cônjuge, elas acabam optando pelo congelamento de óvulos.

Para muitas delas, esse processo também é uma forma de dar mais tempo para se pensar em ter um filho. Afinal, a grande maioria das mulheres que deseja engravidar tem uma pressão terrível para encontrar um parceiro adequado, em um período de tempo relativamente curto.

Com os óvulos congelados, e a fertilidade garantida, elas acabam tendo mais tempo para se planejarem.

A falta de informação é um problema

Uma das questões apontadas pelo estudo é que a informação disponível para as mulheres que têm interesse nesse processo é inadequada. Muitas inclusive, se quer fazem ideia de como buscar uma clínica de reprodução humana, que é necessária para o processo.

Uma das maiores reclamações foi a falta de dados e discussões sobre os resultados desse processo. A probabilidade dos procedimentos darem certo no futuro, os resultados pós-congelamento, qual o tempo ideal para a utilização dos óvulos são alguns dos pontos mal discutidos, segundo as entrevistadas.

Inclusive, muitos autores de estudos pedem um trabalho mais ativo de fornecimento de informações, principalmente por parte das clínicas.

O que você precisa saber antes de procurar uma clínica de reprodução humana

Antes de ir até uma clínica de reprodução humana, você precisa saber que o congelamento de óvulos varia de mulher para mulher. Para a maioria das pessoas, a idade ideal para esse processo é antes dos 35 anos de idade.

Isso porque a partir dessa idade a fertilidade começa a cair drasticamente. Mas, isso vai depender do seu organismo, do histórico familiar e até mesmo dos seus hábitos diários.

Logo, o ideal é sempre consultar um médico especializado, que pode ser encontrado na própria clínica de reprodução humana.

Assim, você poderá saber exatamente se o congelamento de óvulos é a melhor alternativa para o seu caso, e quais os possíveis resultados.