Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada dez casais brasileiros tem dificuldade de engravidar. Por conta disso, cada vez mais pessoas têm optado pela inseminação artificial.

Esse método de reprodução humana se popularizou por oferecer uma esperança para homens e mulheres que desejam ter filhos, mas que por alguma razão apresentam problemas de fertilidade.

Mas, apesar de sua popularidade, a inseminação artificial ainda é um procedimento que gera dúvidas em muitas pessoas.

E se você é uma delas, então confira esse post na íntegra e fique por dentro das principais dúvidas sobre inseminação artificial.

Qual a diferença de inseminação artificial e fertilização in vitro?

Muitas pessoas confundem inseminação artificial com fertilização in vitro. Contudo, elas são técnicas de reprodução assistida completamente distintas.

Na inseminação artificial o sêmen é introduzido diretamente no útero da mulher, através de um cateter, no dia de ovulação dela. No FIV, por sua vez, a paciente será estimulada a ovular.

Depois, esses óvulos serão coletados e unidos ao sêmen em laboratório, gerando a fecundação.

É possível escolher as características e sexo do bebê?

É impossível escolher qualquer tipo de característica do bebê, como cor dos olhos e cabelos, assim como o sexo.

Inclusive, a sexagem, como é chamado esse processo, é algo proibido por lei, salvo quando for aplicada para evitar possível doenças hereditárias.

A única coisa que os especialistas têm direito a fazer é informar aos pais o possível sexo do bebê, através da contagem de cromossomos X e Y.

Quando o estudo genético é indicado?

O estudo genético não é algo rotineiro na fertilização in vitro.Na verdade, esse processo só é indicado em situações específicas, como em casos onde a paciente já possui idade avançada.

Além disso, ele também pode ser indicado em casos de doenças genética, pais que tenham o cariótipo alterado ou abortados de repetição.

Através desse procedimento, é possível identificar doenças genéticas específicas. Além disso, o especialista consegue verificar se os cromossomos estão normais.

A inseminação artificial aumenta as chances de gravidez múltipla?

Sim, tanto na inseminação artificial como na FIV há chances de gravidez múltipla. No caso do primeiro procedimento, esse aumento na probabilidade de gemelaridade ocorre por conta da estimulação do ovário.

Por conta disso, mais de um óvulo pode ser liberado. E se todos forem fertilizados, a mulher terá mais que um embrião.

A saúde do bebê é mais frágil se ele for gerado por FIV ou inseminação artificial?

Essa é uma dúvida bastante frequente. Existe esse mito que, por conta do processo ser feito de forma assistida, a saúde do bebê pode ser prejudicada.

No entanto, o procedimento em si não deixa a saúde da criança mais frágil.

Todo o desenvolvimento dela vai depender dos hábitos da mãe, bem como fatores genéticos. Assim como qualquer outra grávida a paciente precisará tomar uma série de cuidados, como ingerir vitaminas, ter uma alimentação saudável e evitar o cigarro/álcool.

Conclusão

A inseminação artificial é um procedimento seguro, que tem uma boa taxa de sucesso, sendo uma excelente alternativa para quem tem dificuldades para engravidar e quer realizar esse sonho.