Saber o período de ovulação é fundamental para mulheres que desejam engravidar. Isso porque é durante esse processo que ela tem chances dos óvulos serem fecundados e assim gerar um bebê.

Esse período ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. E ele tem uma duração média de uma semana.

Acontece que muitas mulheres ainda têm dúvidas na hora de saber o momento certo em que estão ovulando.

Se você é uma delas, saiba que existem alguns sinais que o seu corpo dá para mostrar que está ovulando e que é o momento ideal para ocorrer a fecundação. Confira nesse post alguns deles.

Sinais para saber se está no período de ovulação

Dentre os sinais que o organismo geralmente dá para indicar que você está ovulando, estão:

Dores abdominais leves

Um dos principais sinais de que você está em processo de ovulação é sentir dores abdominais. Isso geralmente ocorre porque há o rompimento do folículo para a liberação do óvulo.

Dessa forma, o óvulo pode descer pela tuba uterina proporcionando o ambiente ideal para a que a fecundação ocorra.

Secreção vaginal

Mais um sinal de ovulação é o surgimento de um pouco de muco vaginal. Geralmente a quantidade não é grande, mas é suficiente para deixar a calcinha umedecida.

Essa secreção tem características bem especificas. Além da aparência de clara de ovo, ela também é pegajosa. E se você tocar ela com os dedos ela formará um fio.

Essa secreção pode durar até quatro dias e indica o melhor período para que ocorra a fecundação.

Contudo, é preciso cuidado para não confundir o muco comum da ovulação com sintomas de distúrbios com candidíase.  Essa secreção não tem qualquer tipo de odor.

Já a da candidíase, além de ter o aspecto de queijo coalhado, também emana um odor bem forte e pode durar dias. Se for esse tipo de muco que você perceber então procure o ginecologista para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Sangramento

Mais um dos sinais de ovulação é o surgimento de fios de sangue junto com a secreção citada acima. Isso é totalmente normal, pois, o óvulo estava dentro do folículo.

Logo, quando ele rompe esse folículo e desce pela tuba vaginal pode ocasionar um pouco de sangramento.

Em alguns casos esse sangramento pode ser maior porque ele se mistura ao corrimento vaginal.

Temperatura

Outro sinal muito comum desse período ideal para fecundação é o aumento da temperatura corporal. Isso acontece porque o seu corpo está passando por um processo diferente. Logo ele pode aumentar de temperatura em pelo menos 1° C.

Para ter certeza da alteração o ideal é que você tire sua temperatura diariamente antes de levantar da cama. Se você fizer a mediação ao longo do dia, fatores externos podem aumentar a sua temperatura corporal, como as próprias condições climáticas.

Então para não ter erro o mais indicado é medir antes mesmo de se levantar, de preferência com um termômetro digital ou a laser para ter uma medição precisa.

Portanto, esses são sinais típicos do período de ovulação. Por isso, fique de olho e observe atentamente como o seu corpo se comporta para ter certeza que é momento ideal para a fecundação.