Há três etapas fundamentais na concepção humana: a primeira inicia-se através da ovulação, na segunda e a terceira é caracterizada pela Implantação do embrião no endométrio. Entenda nesse texto o processo de fertilização do óvulo.

Criamos um conteúdo focado na segunda etapa, visando explicar como ela ocorre, quais são os sinais iniciais de uma concepção bem-sucedida e o que ocorrerá caso o óvulo não seja fecundado.

Se deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso conteúdo e descubra!

A fertilização do óvulo

A segunda etapa da concepção trata da fertilização do óvulo maduro por um espermatozoide e esta é, de fato, a condição básica para a ocorrência de uma gestação.

Ela tem início após a ovulação, que é um fenômeno de ocorrência mensal para a maioria das mulheres. Os homens, em contrapartida, são dotados da capacidade de produzirem cerca de 500 milhões de espermatozoides diariamente.

Apesar do grande número de espermatozoides produzidos apenas alguns, após a ejaculação, sobreviverão e encontrarão o seu caminho até as tubas uterinas, o que não é tarefa simples, considerando que a vagina é um ambiente ácido e hostil à célula reprodutiva masculina.

Nesse processo, muitos espermatozoides desaparecem e somente alguns conseguem chegar às trompas de falópio e apenas um espermatozoide fará a fertilização do óvulo.

Após a fertilização, o óvulo reagirá imediatamente através de uma reação química que impede que outros espermatozoides penetrem o seu núcleo também. Nos casos de sucesso, esse espermatozoide perderá a sua cauda, fundindo-se ao óvulo e formando uma unidade celular.

A unidade celular formada será constituída pelo conteúdo cromossômico de ambos os progenitores (23 de cada). Poucas horas após a fertilização do óvulo, essa célula será dividida em duas partes, dando início a multiplicação responsável pelo surgimento de uma nova vida.

Sintomas iniciais de uma concepção bem-sucedida

Como dito, a mulher ovula uma vez ao mês. Após a ovulação, elementos residuais do folículo ovariano desenvolvem o corpo lúteo – estrutura endócrina temporária – responsável pela secreção e progesterona.

A progesterona é o hormônio responsável pela manutenção da gestação e aumento do revestimento uterino para receber o embrião. Por essa razão, os sintomas mais frequentes de uma gravidez bem-sucedidas são semelhantes aos da Tensão Pré-Menstrual (TPM), como:

  • Inchaço;
  • Irritabilidade;
  • Sensibilidade mamária.

E se a fecundação não ocorrer?

Quando não há fecundação, observamos a repetição de um processo cíclico bem conhecido pela maioria das mulheres: a menstruação.

Os níveis de progesterona e estrogênio diminuem, há uma regressão do corpo lúteo e o revestimento uterino criado para receber o embrião é descamado, ocorrendo, então, a menstruação e dando início a um novo ciclo.

Por fim, destacamos às mulheres a importância de conhecerem o próprio corpo e entenderem melhor sobre os processos que ocorrem de forma cíclica, tanto para a prevenção quanto compreensão do funcionamento do sistema reprodutivo.