Existem vários fatores que podem tornar um casal infértil. Inclusive, existem muitos mitos e informações incorretas sobre o assunto que podem acabar prejudicando diretamente o relacionamento.

Um desses mitos é que a dificuldade de ter filhos depende exclusivamente da mulher. No entanto, estudos mostram que geralmente 35% das causas da infertilidade estão ligadas as mulheres, e 35% aos homens.

Além disso, cerca de 20% das causas de infertilidade se deve a causas combinadas do casal. E ainda, em 10% dos casos  não é possível identificar o fator que está causando a queda de fertilidade.

Ou seja, tanto o homem como a mulher podem estar sofrendo com algum fator que gere a infertilidade. Confira mais detalhes abaixo!

Causas masculinas e femininas do casal infértil

Um casal infértil pode estar nessa condição tanto por fatores femininos como masculinos. E abaixo nós iremos falar mais à fundo sobre os principais.

  • Femininos

Em relação aos fatores femininos, um dos principais é a perda natural da fertilidade. No caso das mulheres, a produção de óvulos é limitada pois elas já nascem com a reserva ovariana definida.

O ápice de ovulação ocorre até os 30 anos. A partir dos 35 anos de idade essa fertilidade já diminui de forma natural por conta da queda na quantidade e na qualidade dos óvulos.

Mas além disso, outros fatores também podem acabar comprometendo a fertilidade. É o caso de doenças como endometriose, alterações tubárias e no útero também podem dificultar a gestação.

  • Masculinos

Entre os fatores masculinos que podem desencadear o casal infértil está a queda no número de espermatozoides. Essa é uma causa que também está diretamente relacionada ao envelhecimento, doenças como varicocele, caxumba, anomalias endócrinas e anomalias no cariótipo.

A impotência sexual também pode contribuir para um quadro de infertilidade, levando em conta que em muitos casos o homem acaba tendo dificuldades para ter ereções ou até mesmo para ejacular.

  • Fatores em comum

Além dos fatores específicos para homens e mulheres, ainda existem aqueles em comum. Ou seja, causas que podem acometer ambos.

É o caso das doenças sexualmente transmissíveis e de fatores como:

  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Obesidade;
  • Vício em drogas.

Soluções para o casal infértil

Graças ao avanço da ciência e da medicina, atualmente existem várias soluções para o casal infértil que deseja engravidar. Entre as opções mais comuns estão os tratamentos hormonais, geralmente indicado para mulheres.

Eles conseguem aumentar o amadurecimento dos óvulos selecionados pelo organismo no mês da indução, aumentando consequentemente as chances de engravidar. Além disso, técnicas como fertilização in vitro e até mesmo o tratamento dos espermatozoides também podem contribuir com o aumento de chances de fecundação.

E ainda existem técnicas como a doação de óvulos e espermatozoides, para casos mais específicos onde não há material saudável ou suficiente de um ou ambos os parceiros.

Conclusão

O casal infértil, independentemente dos fatores que desencadeiam a infertilidade, não precisa perder a esperança de ter filhos. Isso porque, atualmente existem várias técnicas que podem ajudar na concretização desse sonho. Não deixe de conferir outros posts do blog para saber mais sobre o assunto.