Falaremos sobre as principais etapas da inseminação artificial, para elucidar você que tem interesse ou dúvida em relação a este procedimento simples. Utilizado desde o século 18 para aumentar as chances da reprodução.
Também conhecida como reprodução assistida ou inseminação intrauterina, a técnica é muito simples, tendo cerca de 15% de chance de sucesso em cada procedimento realizado.
O que com certeza parece pouco, mas quando se compara com as probabilidades de inseminação em uma relação sexual, que são estimadas em 18%, conseguimos considerar que as chances de o procedimento dar certo são bem altas.
Então continue a leitura e obtenha algumas informações básicas sobre como são as etapas da inseminação artificial. Confira!!!
1ª das 5 etapas da inseminação artificial: Induzir a ovulação
O primeiro procedimento da inseminação artificial consiste em estimular ao máximo a ovulação da mulher. Para tanto são utilizados medicamentos com hormônios, administrados via oral e através de injeções subcutâneas, por pelo menos 12 dias antes do processo, sendo a última dose nas 36 horas antecedentes à inseminação em si.
2ª das 5 etapas: Preparo do sêmen
No dia da inseminação, o sêmen do homem é colhido e preparado. Nesta etapa os espermatozoides mais ágeis são escolhidos e amadurecidos, para então serem colocados em um substrato que facilitará o transporte dos sêmens até o útero da mulher.
3ª das 5 etapas da inseminação artificial: Inseminação
Neste estágio a mulher é levada para a sala de inseminação, onde receberá um pequeno cateter no útero para receber o sêmen. Este procedimento é sem dor, e tudo é feito com o acompanhamento de ultrassonografias.
4ª das 5 etapas: Repouso e observação
Ainda na sala, a mulher fica em observação e repouso por cerca de 40 minutos, permanecendo deitada até ser liberada. Depois ela pode ir desempenhar suas atividades pessoais e profissionais normalmente.
5ª das 5 etapas da inseminação artificial: Teste de gravidez
Depois de seguir todos os passos nas duas semanas posteriores, testes de gravidez já podem ser realizados, para verificar se a inseminação artificial realmente aconteceu e foi um sucesso.
Considerações importantes!
Depois dessas etapas de inseminação artificial, o procedimento pode às vezes gerar mais de um embrião, o que pode levar a uma gestação de múltiplos bebês.
Outra informação a se considerar é que é o seu médico quem vai definir se o procedimento é indicado para você ou não, tomando a decisão a partir de diversos fatores envolvendo os possíveis pai e mãe. Então tente não alimentar muitas esperanças antes de ouvir seu profissional de confiança.
Para concluir, embora o procedimento seja muito simples, a ansiedade é sempre o pior inimigo de qualquer processo. Então se você for fazer uma inseminação artificial, para então alcançar o sonho de ter um filho, busque se engajar em opções que tirem a sua ansiedade, para que nada dê errado durante o processo!
Gostou desse texto sobre as etapas da inseminação artificial? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!