A pandemia deste ano de 2020 trouxe muitos questionamentos acerca do coronavírus e gravidez, considerando que pouco se sabe sobre a doença e sobre os efeitos dela em gestantes.

Por isso, hoje resolvemos evidenciar algumas das principais dúvidas, apresentando as considerações de alguns especialistas sobre os riscos do coronavírus para gestantes e até mesmo recém-nascidos.

Continue então a leitura para saber um pouco mais!

Grávidas estão mais suscetíveis ao coronavírus?

A primeira relação entre coronavírus e gravidez é se as gestantes são mais suscetíveis ao vírus. Até o momento não existem estudos que afirmam com certeza que grávidas estão mais propensas ao coronavírus, e que devem ser enquadradas como integrantes do grupo de risco.

Em estudo recente realizado por universidades britânicas, o que se observou foi:

  • que o terceiro trimestre da gravidez, que se inicia na 28ª semana, deixa as grávidas mais vulneráveis a sofrer com as complicações de qualquer tipo de doença, incluindo o COVID-19. Mas isso não quer dizer que elas estão mais suscetíveis.

Porém nenhum desses dados traz certeza de que grávidas estão mais propensas a se contaminar com o coronavírus, ou mesmo contaminar o bebê.

Coronavírus e gravidez: e o parto?

Nessa questão, especialistas de diversas regiões do mundo divergem. Alguns acreditam que há o risco de contaminação ao bebê, caso a mãe esteja com COVID-19. Tanto no portal normal, quanto na cesárea. Porém, em outra linha de defesa, acredita-se que a contaminação esteja mais propensa a acontecer por via respiratória do que pelas secreções naturais de qualquer parto.

Coronavírus e gravidez: amamentar ou não?

Tudo se resume a se a mãe está infectada com o COVID-19 ou não.

Mesmo assim, ainda não existem estudos que afirmem que a amamentação de uma mãe infectada, no filho saudável, seja garantia de contaminação do bebê.

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto os especialistas do Reino Unido recomendam a amamentação, pois se considera que os benefícios do leite materno superam os riscos.

Para casos de contaminação, recomenda-se que a mãe redobre os cuidados com a higiene, e utilize máscara durante o procedimento.

Já nos Estados Unidos, a recomendação é de que mães infectadas não amamentem, mas retirem leite para que uma pessoa não infectada dê ao bebê.

A retirada do leite deve ainda ser feita com o máximo de atenção e higiene, para não haver contaminação. Agora que você já sabe a relação entre amamentação, coronavírus e gravidez, entenda alguns cuidados que são necessários.

Cuidados que devem ser tomados

  • Evitar aglomerações de pessoas, seja família ou desconhecidos.
  • Lavar as mãos constantemente, principalmente se estiver em contato com outras pessoas além do bebê.
  • Ao tossir ou mesmo espirrar, cobrir boca e nariz com o braço.
  • Caso mãe, bebê, ou os dois estejam doentes, evitar sair às ruas e ter contato com outras pessoas.
  • Não ficar próximo de pessoas doentes, seja com COVID-19 seja com outras doenças virais e de outras categorias de contaminação.

E é claro, se sentir sintomas, busque o médico o mais rápido possível, para manter a saúde da mãe e do bebê.

Gostou desse texto sobre coronavírus e gravidez? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!