Se você está entre as mulheres que apresentam dificuldades em ter filhos, existem opções para que o seu sonho seja realizado. Isso é possível por meio doação de óvulos de outras mulheres, uma ação de solidariedade para que a maternidade seja alcançada para alguém que por algum motivo não possui óvulos aptos para a fertilização.

A ovodoação é um dos métodos de reprodução assistida. Ela é feita por uma doadora anônima que produz óvulos saudáveis e em quantidade adequada. A partir desse passo, os óvulos são fertilizados e alocados no útero.  Para entender melhor esse universo, continue lendo as informações a seguir.

Como funciona o processo de doação de óvulos

Caso a mulher tenha interesse em doar óvulos, ela deve buscar uma clínica especializada, onde receberá medicações para hormônios, de modo a desenvolver óvulos e liberá-los. Depois, é feita a coleta para análise.

Se a receptora tem interesse na doação de óvulos, ela também passará por administração de hormônios. Em seguida, o óvulo doado é fecundado com os espermatozoides do parceiro. Entre 3 e 5 dias os embriões têm o desenvolvimento acompanhado por um centro de reprodução assistida para depois serem implantados no útero materno.

Quem pode doar

A doação de óvulos é feita por uma doadora com menos de 35 anos que não tenha quadro de doenças genéticas. Esse limite de idade é estabelecido porque depois dos 35 anos diminui a responsividade para gestação da mulher.

Além disso, é necessário que não tenha doenças infectocontagiosas e que o tipo sanguíneo seja compatível com o da mulher receptora. Não pode haver parentesco entre as mulheres e elas também não podem ser conhecidas uma da outra.

Ajuda mútua

A pessoa que doa não é remunerada para esse procedimento e ela não custeará também o tratamento para a doação. Durante a doação de óvulos, pode também haver uma troca para a resolução de problemas de ambas as mulheres.

Ou seja, a doadora pode transmitir os óvulos saudáveis para quem precisa e a receptora paga os custos de indução da doadora.

Vale lembrar que a venda de óvulos não é permitida no Brasil, mas a ajuda mútua na ovodoação é permitida legalmente.

Na doação de óvulos, existe ligação genética entre o bebê e a receptora?

Sim, na doação de óvulos pesquisas têm indicado que há vários fatores genéticos determinados durante o desenvolvimento do embrião no útero.

Muitas mulheres optam por não adotar a ovodoação devido a uma possível falta de elo, mas ele existe como em uma gestação convencional.

Além disso, o fator genético não é o único determinante na relação entre mãe e filho. O vínculo desenvolvido desde o período uterino é muito importante e o afeto que é construído com o bebê permanece ao longo da vida.

Portanto, vimos como funciona o processo de doar óvulos, quem pode doar e os requisitos necessários. Espero que as informações tenham sido úteis!

Caso você tenha dificuldade de engravidar e queira ser receptora, ou se deseja ser ovodoadora, entre em contato com uma clínica especializada. A doação de óvulos é uma alternativa que trará felicidade e realização para a mulher na construção de uma família.

Gostou desse texto sobre doação de óvulos? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!