O termo menopausa precoce tem sido cada vez mais recorrente, considerando que diversas mulheres, que deveriam ainda estar em período fértil, estão desenvolvendo esta condição de saúde, experimentando grandes mudanças no corpo e na vida.
Abaixo falamos melhor sobre o que é a condição, evidenciando ainda os sintomas principais, diagnóstico e tratamento. Permaneça lendo, e assim saiba mais sobre a menopausa precoce.
O que é menopausa precoce
A menopausa corresponde ao momento em que o corpo da mulher apresenta fortes mudanças hormonais, parando de produzir os hormônios que privilegiam a ovulação e a fertilidade.
Ela acontece geralmente a partir dos 45 anos, sendo essa idade muito variável para cada mulher, de acordo com suas próprias condições de saúde.
Mas geralmente quando o processo acontece antes dos 45 anos, temos o que se chama de menopausa precoce, que é quando a mulher ainda muito jovem começa a ter a perda de hormônios, reduzindo sua fertilidade.
Sintomas da menopausa precoce
Os sintomas são muito parecidos com a menopausa em si, sendo principalmente:
- Dificuldades para dormir.
- Humor alterado.
- Libido diminuída.
- Menstruação interrompida há mais de um ano.
- Sensação de calor em momentos diversos.
- Suor enquanto dorme.
- Vagina sem lubrificação natural.
Lembrando que nem sempre todos esses sintomas aparecem, e que saber quando eles surgiram e quais apareceram, ajuda muito no diagnóstico da condição.
Causas principais
Hoje a ciência entende que a menopausa precoce pode ser causada por fatores diversos, como:
- Genética.
- Síndrome de Turner, quando falta o par do cromossomo X.
- Desenvolvimento de alguma condição autoimune.
- Ter passado por tratamentos de Quimioterapia ou Radioterapia.
- Abuso no consumo de cigarro e drogas.
Caso você se encontre em uma dessas situações, é bom estar sempre em contato com o seu médico Ginecologista, para assim pesquisar bem a possibilidade de passar pela menopausa precoce.
Existe cura ou tratamento?
Infelizmente não existe nenhuma opção de cura para a menopausa precoce, considerando que o acontecimento dela é irreversível.
O que existe na verdade é um tratamento, que consiste na reposição dos hormônios que estão deixando de serem produzidos naturalmente pelo corpo. Este tratamento inclusive é usado apenas para reduzir os sintomas.
E ainda sobre o tratamento com hormônios, vários fatores da saúde da mulher são considerados para que ele seja levado a diante, como não ter tido nenhuma outra condição de saúde, por exemplo, câncer de mama.
Como diagnosticar?
O diagnóstico da menopausa precoce compreende diversas análises clínicas, principalmente a partir do surgimento de sintomas. Dentre os exames realizados, temos:
- Teste de gravidez, utilizado principalmente para medir o nível hormonal da mulher. Ele pode ser feito diversas vezes em momentos diferenciados.
- Análise genética procurando alterações nos cromossomos.
Todo processo de diagnóstico pode levar alguns meses, já que os sintomas sentidos pela mulher podem estar associados a outras condições de saúde. O próprio uso de anticoncepcional pode trazer alterações do tipo.
A menopausa precoce pode acontecer com diversas mulheres, sendo essencial que você esteja sempre consultando o seu médico, e atenta às mudanças do seu corpo, para assim passar melhor pela condição, caso a tenha.
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!