Talvez você já tenha ouvido falar do termo barriga solidária, porém você sabe exatamente o que ele significa e como acontece?

No artigo de hoje vamos explicar melhor o procedimento, ajudando-a sanar suas dúvidas a respeito deste procedimento tão interessante.

O que é barriga solidária?

Esse termo corresponde a um amplo processo de gestação, que envolve diversas pessoas, onde basicamente uma mulher cede o seu corpo e o seu útero para gerar e dar à luz uma criança que não é geneticamente sua.

Popularmente, o procedimento é conhecido como barriga de aluguel, justamente porque em diversas regiões do mundo a barriga solidária pode ser remunerada.

Porém, no Brasil, quem decide participar do processo não pode de maneira alguma receber qualquer tipo de compensação financeira.

Quando ela pode ser utilizada?

De maneira geral, uma barriga solidária pode ser utilizada para duas situações muito básicas e diretas.

  • Para casais heterossexuais que são inférteis

Sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera infértil o casal que está há mais de um ano tentando engravidar de maneira natural, mas não consegue.

São feitos diversos exames com o homem e a mulher para confirmar a infertilidade, para então se considerar as opções de gestação, sendo a barriga solidária uma opção pouco considerada no Brasil, porém muito viável.

Neste caso, o procedimento é realizado utilizando o sêmen do homem e o óvulo da mulher, sendo que a barriga solidária não possui nenhum material genético na geração da criança.

  • Para casais homossexuais

A opção de barriga solidária é mais utilizada por casais masculinos que estão em busca de gerar uma família, sendo a opção uma forma de garantir que pelo menos um dos dois tenha laços genéticos com a criança.

Usa-se então o óvulo de uma doadora anônima, e ele é fecundado com o sêmen de um dos homens do casal, para então ser implantado via fertilização no útero da barriga solidária, sendo todo o processo feito em laboratório.

Porém, casais femininos também podem recorrer à prática, quando se verifica que ambas não possuem condições de saúde para levar uma gestação ao termo.

Neste caso, se usa o óvulo de uma das mulheres, fertilizado com um sêmen de doador anônimo.

Existem riscos?

De maneira geral não, principalmente se a barriga solidária estiver em idade fértil e tiver boa saúde. Os riscos são os básicos de qualquer gravidez, como aborto espontâneo no primeiro trimestre.

Quais os procedimentos necessários para a barriga solidária?

Primeiro, existem regras para a escolha da pessoa, que deve ser parente de até quarto grau de um dos interessados no procedimento. Pessoas de fora passam por avaliação do CRM para liberação ou não.

Segundo, que a saúde de todos é plenamente avaliada. Ou seja, para que se ateste a infertilidade do casal e as condições propícias da barriga solidária para uma gestação segura.

Acompanhamentos psicológicos são organizados antes, durante e após o processo da gravidez. Em que todos, incluindo a gestante, assinam termos. Atestando o conhecimento de que a criança nascida pertence ao casal.

Ao final, a criança é registrada com o nome do casal, sendo que desde 2016 o nome da barriga solidária não aparece mais na Certidão de Nascimento.

Esse processo é bonito e renovador, com a possibilidade de ajudar diversas famílias a alcançarem o sonho de ter um filho geneticamente seu!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!