A técnica de congelamento de embriões é bem conhecida no mundo todo, aparecendo como uma excelente opção para preservar a fertilidade de mulheres e garantir uma gravidez natural.

Porém este é um procedimento ainda cheio de dúvidas, sendo que o artigo de hoje foi organizado para tentar te ajudar a compreender melhor o processo de congelamento de embriões. Permaneça lendo, para assim se manter informado a respeito do tema!

O que é o congelamento de embriões?

O congelamento de embriões é um dos procedimentos utilizados para preservação de fertilidade, ou mesmo para melhorar as chances de uma gravidez através da fertilização in vitro.

Pode ser realizado para ajudar em situações diversas, como altos problemas de fertilidade, principalmente do homem, ou mesmo quando a mulher está passando por tratamentos complexos, como o câncer.

A técnica é uma das mais antigas e mais realizadas, justamente porque traz altas chances de se levar a gravidez, embora nem todo óvulo fertilizado tenha a chance de se tornar um embrião.

Como acontece o congelamento de embriões?

O congelamento de embriões acontece em várias etapas, sendo:

  • Estimulação ovariana da mulher para colher mais de um óvulo para ser fecundado.
  • Coleta de sêmen do homem, para assim fertilizar o óvulo e propiciar que ele se torne um embrião.
  • Depois das coletas, os óvulos serão fertilizados com o sêmen, e aqueles que se tornarem embriões propriamente ditos, são congelados.
  • O congelamento de embriões acontece a -196ºC em nitrogênio, e eles são acomodados em paletas seladas (como canudos).

A identificação é feita a partir do grupo de embriões congelados, contendo o nome do casal, ou apenas da mãe, caso o congelamento de embriões seja feito com doadores anônimos.

Vantagens principais

  • Permite programar a gravidez para mulheres que desejam esperar um pouco mais, considerando que com o congelamento de embriões ela pode postergar para gerar um filho.
  • Os embriões congelados não utilizados podem permanecer guardados para uso futuro, como para coletar células tronco e ajudar no tratamento de condições de saúde.
  • Mulheres que tiveram câncer conseguem uma nova chance de preservação de sua fertilidade, garantindo que no futuro possam formar sua família.

Como o congelamento de embriões é usado

Depois que o processo é realizado, os mesmos podem ser utilizados pela própria mulher em processos de fertilização artificial, para que ela possa engravidar e ter uma gestação normal.

Mas caso a gestação não seja uma opção para a mulher, os embriões congelados podem ser gerados por barriga solidária. Desde que todos passem pelos procedimentos necessários, como:

  • Realização de exames físicos.
  • Acompanhamento e análises psicológicas e psiquiátricas.
  • Assinatura dos termos que atestam o conhecimento das regras. E de que o bebê gerado em barriga solidária pertence aos pais e não a mulher que cedeu o útero para o seu desenvolvimento.

Seguindo as regras corretamente, o congelamento de embriões pode ser muito útil para que famílias possam ser organizadas.

Por fim, um bom procedimento deve ser feito em locais especializados, com profissionais capacitados e aptos ao processo, que sigam as regras e ajudem famílias a manterem o sonho da gestação como uma possibilidade!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!