Miomas e gravidez são compatíveis? O útero é um órgão essencial à gestação e, portanto, existem dúvidas e receios sobre a viabilidade de gravidez em casos de mioma uterino.

Descubra mais sobre o assunto abaixo:

Importância do útero durante a gravidez

O útero é responsável por abrigar o embrião e feto durante todo o período de gestação até o parto. É um órgão constituído de três camadas, e no endométrio, o embrião é alojado depois da fecundação.

Por isso mesmo, problemas de saúde que envolvem o endométrio geralmente estão associados a quadros de infertilidade ou gravidez de risco. São exemplos: tumores no miométrio (camada intermediária do útero) e mioma uterino.

Significado de mioma

Antes de entender a real relação entre miomas e gravidez, é importante saber o que é mioma e que são diversos os seus tipos, sendo que cada qual pode ou não interferir no quadro de infertilidade da mulher.

Miomas são tumores benignos que surgem no miométrio (camada intermediária do útero) e podem se desenvolver tanto em direção ao endométrio como em sentido ao perimétrio.

De origem ainda desconhecida, o que se sabe dos miomas é que surgem em razão da ação do estrogênio, existindo evidências de que também podem se desenvolver pela ação da produção da progesterona.

Relação entre infertilidade, miomas e gravidez

A relação entre mioma, gravidez e infertilidade pode ser complicada. O mioma subseroso – restringe-se ao miométrio e perimétrio – não interfere na fertilidade. O problema está nos miomas intramurais que se desenvolvem em direção ao endométrio, pois são hábeis a dificultar a implantação do embrião.

Existem os miomas submucosos, que são aqueles que invadem a cavidade uterina. Nestes casos, pode haver dificuldade na implantação embrionária em razão de deformidades na cavidade do útero. Também pode ser associado a esse tipo de mioma dificuldade na fecundação, já que uma cavidade endometrial irregular pode prejudicar o transporte dos espermatozoides.

Por fim, temos os miomas pediculados, que se ligam à parede do útero por uma haste e se projetam no interior da cavidade uterina. Para que não sejam responsáveis por um quadro de infertilidade, esses miomas devem ser retirados.

Tratamento dos miomas e gravidez

Para reforçar a ideia de que miomas e gravidez não são absolutamente incompatíveis, cumpre informar que cerca de 75% dos miomas não requerem tratamentos, pois sequer apresentam sintomas, restando somente a necessidade de se acompanhar.

Por outro lado, quando são apresentados sintomas, a mulher pode ter dores na região abdominal, sangramentos anormais e alterações intestinais e urinárias. Nestes casos, pode ser feito um tratamento à base hormonal, para reduzir temporariamente o tamanho dos miomas.

Além do tratamento medicamentoso, existe a intervenção cirúrgica e, ainda, a retirada do útero em casos específicos. A intervenção dependerá se a mulher já tiver ou não filhos e se os deseja ter no futuro.

Miomas e gravidez não são sempre incompatíveis. Busque sempre por ajuda especializada.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!