Você sabe o que é blastocisto? Já ouviu essa palavra antes? Se você está interessado em saber mais sobre a reprodução humana, reprodução assistida e geração de uma nova vida, não perca esse post.

Quando falamos de reprodução humana, existem algumas fases desde a fecundação até o nascimento da criança, as quais compreendem complexas reações químicas e processos biológicos; o blastocisto é uma dessas etapas e você vai conferir tudo sobre o assunto neste artigo.

Definição de o que é blastocisto

Antes de entender o que é blastocisto, você deve saber que existem algumas etapas do desenvolvimento humano que antecedem o blastocisto. Isso é importante principalmente aos casais que desejam ter filhos e precisam recorrer à técnica da fertilização “in vitro”.

Quando dois gametas se juntam, existe a formação do zigoto – o gameta feminino é o óvulo e o masculino é o espermatozoide. Em seguida, são iniciadas várias divisões celulares (as denominadas clivagens) até a formação de um embrião. O embrião passa por várias fases de desenvolvimento e uma delas é, justamente, o blastocisto.

Podemos falar que o blastocisto tem seu início aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento do embrião, quando há a formação de trofoblasto, embrioblasto e blastocele. Ao tempo de formação do blastocisto, podemos afirmar que o embrião já atingiu quase que a sua formação completa e, portanto, está pronto para ser implantado no útero.

Reprodução assistida

Agora que você já sabe o que é blastocisto, deve estar se perguntando qual a relação disso com a reprodução assistida?

Em casos graves de infertilidade ou de infertilidade sem causa aparente, pode-se utilizar a técnica da fertilização “in vitro”, que reproduz quase todos os estágios de desenvolvimento inicial do embrião em laboratório.

Assim sendo, são feitos exames específicos tanto no homem como na mulher e, estando aptos a se submeterem à técnica, é feita a coleta dos gametas do casal e a fecundação é executada em laboratório. A mulher pode passar por exames como ultrassonografia pélvica e testes hormonais, enquanto o homem pode fazer espermograma e testes de função espermática.

Em seguida, os embriões ficam cultivados artificialmente, chegando ao estágio de blastocisto, quando, geralmente, são implantados no útero da mulher.

Teste genético

Por se tratar de um procedimento bastante delicado e que envolve muitas expectativas, são reproduzidos mais que um embrião, os quais, antes de implantados, podem ser submetidos a um teste genético.

Sabendo o que é blastocisto, você deve compreender que nesta fase embrionária é possível se fazer uma análise dos aspectos genéticos do embrião. Além disso, é possível atestar se as células são saudáveis ou não. E, por fim, selecionar qual o embrião a ser implantado no útero.

Os testes genéticos são recomendados especialmente quando na família existem casos de doenças genéticas, quando o casal já vivenciou tentativas frustradas de implantação, a depender da idade da mulher e, até mesmo, episódios de abortos de repetição.

Esperamos que este post tenha esclarecido o que é blastocisto e quais as implicações de se identificar esta fase de desenvolvimento da reprodução humana para auxiliar na reprodução assistida e no sucesso da gravidez.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!