Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um tema que circula no mundo feminino com bastante frequência, porém não são todos que sabem o que é SOP.

Cerca de 10% das mulheres sofre de SO, cujos sintomas são obesidade, excesso de pelos, acne, infertilidade, irregularidade menstrual e ganho rápido de peso. SOP, portanto, é um tema de extrema importância e deve ser conhecido por todas as mulheres.

Significado de o que é SOP

Para entender o que é SOP, você deve saber que a origem dessa síndrome ainda é desconhecida, mas tem-se ciência que o seu desenvolvimento se relaciona a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

A SOP é uma síndrome, portanto, apesar de ter uma causa desconhecida, é caracterizada pelo surgimento de ao menos dois dos seguintes critérios: aumento do nível de androgênio no corpo, mais de 12 cistos pequenos ou aumento de ovários e irregularidade na menstruação.

Diagnóstico de SOP

Agora que você já sabe o que é SOP, deve estar atento à forma de diagnóstico dessa síndrome. Deve-se sempre consultar com um médico especializado.

O diagnóstico de SOP é feito através da exclusão de outras doenças, como forma de certificar de que você não apresenta um quadro patológico diverso. Para isso, são feitos exames de ultrassom ginecológico transvaginal, dosagem dos hormônios (feito entre os segundo e terceiro dia do ciclo menstrual), curva de insulina e de glicemia, teste de intolerância à insulina e ultrassom ginecológico pélvico.

Para saber o que é SOP ou não, existem outras características que devem ser levadas em conta, já que pessoas que se enquadram em certos perfis têm mais chances de desenvolver.

Nesses perfis podemos mencionar: pessoas com diabetes, mulheres com histórica na família de SOP, obesidade, indivíduos com crises metabólicas, puberdade precoce, consumo de suplementos com hormônios masculinos etc.

Essas características, portanto, são levadas em conta e ajudam no fechamento de diagnóstico. Portanto, caso se encaixe em qualquer dessas características, sempre informe o médico sobre qualquer alteração nas suas condições de saúde.

Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Sabendo o que é SOP e como diagnosticá-lo, é essencial também ter conhecimento sobre quais são os tratamentos hoje disponibilizados pela medicina.

O tipo de tratamento é de acordo com os anseios da mulher e quais são os sintomas apresentados. Por exemplo, a mulher que deseja amenizar o surgimento de características masculinas e tratar o aumento de hormônios, pode fazer seu tratamento pelo uso de anticoncepcionais.

Já quem além de tratar os sintomas de SOP também tem a vontade de engravidar, deve se submeter a um tratamento mais complexo. Ou seja, a princípio podem ser recomendados somente a perda de peso e uso de medicamentos para reduzir o índice de insulina no corpo; não havendo sucesso, poderá ser feito o uso de indutores de ovulação.