Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS –, cerca de mais de 14% da população feminina brasileira sofre com a endometriose e os seus sintomas são semelhantes ao da aderência pélvica.

É importante ir ao médico e buscar um diagnóstico exato.  Se não tratado de forma adequada a aderência pélvica pode causar a infertilidade

O que é Aderência pélvica?

Afinal, o que é a aderência pélvica? É uma faixa de tecido cicatricial que se forma na pélvis e faz com que os órgãos fiquem juntos.

Essa doença é pouco conhecida, por isso muitas confundem com a endometriose, no entanto a principal diferença é que a aderência pélvica ocorre em mulheres que foram submetidas a cirurgias na região da pélvis. As dores causadas são de um alto grau e pode ocasionar a infertilidade.

Se você passou por alguma cirurgia na região da pélvica como: cesariana, curetagem, histerectomia, cirurgia dos ovários e cirurgia reconstrutiva das trompas, e sente dores intensas, fique de olho. Caso você tenha tido alguma lesão nessa área é importante ficar alerta também.

Sintomas das aderência pélvica

Dor pélvica:  Apesar de ser um sintoma comum entre as mulheres, a aderência causa dores pélvicas súbitas e de grande intensidade. As dores são causadas pelo ligamento dos órgãos, por isso as atividades mais simples podem gerar forte dores.

Dor durante as relações sexuais: Também conhecido como dispareunia, a aderência pélvica pode ser a causa de dores durante as relações sexuais.

Infertilidade: As aderências entre os ovários podem bloquear a passagem dos óvulos, causando assim a infertilidade em seus pacientes.

Como diagnosticar?

Infelizmente, a única forma de diagnosticar é por meio de videolaparoscopia, ou seja, por uma cirurgia invasiva.

Durante o diagnostico se encontrada alguma aderência pélvica no próprio procedimento o médico poderá retirá-lo. O procedimento ocorre em torno de 2 horas e o período de recuperação é em média 8 dias.

Tem cura?

Sim! As aderências são retiradas por meio de um procedimento cirúrgico. Grande parte das aderências pélvicas costumam se desfazer sozinhas, mas há casos que só com a ajuda de profissionais médicos há a resolução.

Vale ressaltar, que em 80% dos casos há um retorno da aderência, sendo assim, é importante que o paciente tome medidas de prevenção para que não ocorra novamente.

As aderências pélvicas, possuem sintomas similares a de outras doenças, mas é importante que em qualquer sinal de dor você busque a orientação de um profissional, principalmente após a realização de alguma cirurgia na região. Alguns sintomas podem aparecer logo após a realização da cirurgia e outros demorar algum tempo.

Atente-se aos sinais que seu corpo apresenta, mesmo que você não tenha realizado cirurgia, mas está desconfiando de uma aderência pélvica, por alguma lesão. Busque o médico e explique a situação. É importante sempre seguir à risca a orientação do profissional.

Antes de realizar qualquer procedimento que envolva a pélvis, converse com seu médico.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!