Diferente dos homens que produzem espermatozoides diariamente, as mulheres nascem com uma quantidade finita de óvulos, sendo assim, no final de 400 períodos as mulheres ficam com poucos óvulos, conhecemos esse processo de baixa reserva ovariana como menopausa.

Há mulheres que sofrem esse processo de perda da reserva ovariana de forma mais acelerada, tanto por fatores externos: cirurgias ou tabagismo e internos como hereditariedade. Mantém hábitos saudáveis ajudam a manter sua saúde reprodutiva.

Baixa reserva de óvulos: por que acontece?

Como já observamos anteriormente, as mulheres nascem como um número exato de óvulos e durante os seus períodos, apesar de ingerir medicamentos como anticoncepcional ou não ter menstruado ela ovula.

Logo é um processo natural para as mulheres, exceto para as que passam por isso de forma precoce. Quando a mulher encontra dificuldade ao engravidar ela deve buscar ajuda profissional e averiguar por meio de exames como está a sua reserva.

De acordo com os resultados apresentados o médico te dará um norte sobre como agir. Existem algumas possibilidades que podem encaixar no seu contexto:

  • aconselhar casais a antecipar os planos de gestação;
  • aconselhar mulheres solteiras a congelar óvulos;
  • estabelecer o melhor protocolo para mulheres que irão realizar tratamentos de reprodução assistida;
  • estabelecer o prognóstico (chance de o tratamento dar certo).

Principais testes para verificar a baixa reserva ovariana

Os exames averiguam se a mulher possui baixa reserva ovariana e, assim apontam quais etapas a mulher deve realizar. Lembrando que todos esses exames devem ser feitos com acompanhamento médico, pois ele vai analisar sua situação e saberá de forma profissional orientá-la.

Os exames para descobrir a estimativa da reserva de óvulos femininos são:

FSH: esse exame tem a função de observar a quantidade de hormônios folículos-estimulantes. O exame é revalidado por meio de exame de sangue. Caso a mulher perceba que no resultado foi apresentado valores altos ela deve procurar o seu médico e conversar melhor sobre os exames.

AMH ou HAM: O exame é feito através da coleta de sangue, a fim de verificar o nível de presença do hormônio antimulleriano que pode variar de < 0,16 mg/ml (baixa resposta) a > 4,0 mg/ml (alta resposta), é relativo a reserva: quanto menor a taxa, mais baixa também será a quantidade e a qualidade dos óvulos disponíveis para serem fecundados, e vice-versa.

CFA: diferente dos demais, esse exame se faz por meio de um ultrassom, precisa ser realizado no início do ciclo menstrual e é uma contagem dos pequenos folículos na periferia do ovário. Apesar de parecer mais complexo esse exame é simples, rápido e barato.

Vale ressaltar, que para a realização de todos esses exames, com a finalidade de obter um resultado mais congruente, é importe suspender o uso de anticoncepcional antes da realização, em média de 1 a 2 meses antes.

Se você está encontrando dificuldades para engravidar, busque um profissional e realize os exames citados, para que assim você descubra se há uma baixa reserva ovariana e caso positivo que o seu médico te oriente de acordo com a sua necessidade.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!