A sociedade moderna impôs uma gama de preocupações que acarretou o planejamento tardio de casais e mulheres que desejam ter filhos. Com isso, uma questão a ser inevitavelmente enfrentada é do envelhecimento ovariano, tratado neste post, confira abaixo.
O que é envelhecimento ovariano?
O envelhecimento ovariano é a diminuição da capacidade reprodutiva da mulher em razão do declínio da qualidade de ovários e óvulos no quesito da reprodução. Isso se dá pela diminuição do número de ovulações, queda hormonal, menstruações irregulares, até se tornarem escassas e o fenômeno da menopausa ocorrer.
Por que os ovários envelhecem?
Por mais que as mulheres aparentem cada vez mais jovens, a despeito de suas idades cronológicas, os óvulos não seguem a mesma lógica e, inevitavelmente, envelhecem.
Existem alguns fatores que influenciam no envelhecimento ovariano:
- Pressões do cotidiano;
- Genética;
- Número de mitocôndrias.
Pressões do cotidiano: as exigências profissionais, afazeres domésticos e os padrões inalcançáveis de beleza aumentam de forma significativa os níveis de estresse e de ocorrência de doenças psicológicas entre as mulheres, o que, comprovadamente, causa o envelhecimento precoce dos óvulos e menopausa prematura.
Genética: no DNA das pessoas existe uma estrutura denominada telômero que está relacionada ao envelhecimento celular, já que não se regeneram e ao longo de tantas divisões celulares acabam por ficar muito encurtados e não mais têm a capacidade de se dividir e multiplicar.
Número de mitocôndrias: as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia das células e os óvulos, ao longo do tempo, vão tendo cada vez menos mitocôndrias, causando menor produção de ATP e envelhecimento dos óvulos.
Envelhecimento ovariano: o que fazer?
A suplementação dietética e alimentação adequada são importantes aliados contra o avanço do envelhecimento ovariano.
Estudos revelam que suplementos dietéticos ricos em Coenzima Q10, tomados por meio de comprimidos, podem auxiliar no melhor funcionamento das mitocôndrias, o que, consequentemente, aumenta a produção de energia, melhora a maturação dos óvulos e colabora na produção de embriões mais fortes e com mais chances de implantação.
Além disso, alguns alimentos possuem altas concentrações de Coenzima Q10, principalmente os derivados de animais, ou seja, carne bovina, aves e peixes. A Coenzima Q10 também pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, como óleo de soja, canola, girassol e oleaginosas.
Apesar de em índice menor, algumas vitaminas também possuem concentrações de Coenzima Q10, como a B2 e K.
Conclusão
Além das opções acima, o envelhecimento ovariano pode ser contornado através de tratamentos mais específicos. Sendo o mais indicado à fertilização “in vitro” e seus derivados.
Portanto, uma vez que o envelhecimento ovariano é uma constante pelos moldes da sociedade moderna, as mulheres que desejam ter filhos precisam estar atentas aos sinais de seus corpos. E devem buscar por ajuda especializada para adequação do melhor tratamento possível.
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!