Com a aderência cada vez maior de casais e mulheres que buscam pela reprodução assistida, bem como as evoluções da Medicina, a taxa de sucesso na FIV tem aumentado consideravelmente e o sonho de ter um filho tem sido cada vez mais alcançável.

Fatores que aumentam as chances de uma taxa de sucesso na FIV

Dois fatores são importantes quando se deseja ter sucesso na FIV:

  • Idade da mulher;
  • Número de óvulos obtidos no ciclo.

1) Idade da mulher

A taxa de sucesso FIV está diretamente relacionada à idade da mãe, porque com o avanço do tempo, os óvulos da mulher não apresentam a mesma qualidade de divisão cromossômica, podendo apresentar anomalias nas quantidades e formas de seus cromossomos.

A idade da mãe é o fator que mais influência na taxa de sucesso na FIV, e os embriões denominados euploides, ou seja, saudáveis e sem alterações cromossômicas, tendem a diminuir com o avanço da idade da mãe.

Isso significa que em processo de reprodução assistida a idade avançada da mulher representa menores chances de sucesso no tratamento. O fator idade também influencia na chance de abortamento espontâneo e nascimento de crianças com síndromes advindas de alterações cromossômicas, como Síndrome de Down.

2) Número de óvulos é um dos fatores importantes da taxa de sucesso na FIV

Quanto maior o número de óvulos, proporcionalmente maiores as chances de taxa de sucesso na FIV.

Por isso, mesmo muitos casais e mulheres, com orientação médica, apostam em tratamentos que otimizam a estimulação do ovário para a produção de mais óvulos, como doses de gonadotrofina, adição de hormônio luteinizante (LH) e uso de hormônios do crescimento.

Isso é importante especialmente nos casos de mulheres mais velhas, que desejam engravidar, já que será necessária a formação de vários óvulos para se garantir que será formado um embrião saudável.

Por exemplo, para mulheres com menos de 35 anos são necessários, em média, 6 óvulos para que se obtenha um embrião euploide (saudável e sem alterações cromossômicas); para aquelas entre 39 e 42 anos, são necessários 10 óvulos, enquanto as que têm mais de 42 anos precisam de 16 óvulos.

Conclusão

Portanto, ter vários embriões aumenta consideravelmente as chances de taxa de sucesso na FIV. Contudo, não se pode ignorar que se trata de um processo longo, custoso e psicologicamente árduo. Razão pela qual realizar testes de rastreamento genético antes da implantação é importante. Além de, claro, um próximo acompanhamento médico em todas as decisões e procedimento a serem tomados pelo casal ou pela mulher.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!