O aborto retido, ao contrário do aborto completo, é quando o feto perde seus batimentos cardíacos ainda dentro da barriga da mãe, sem que haja a expulsão do embrião, saco gestacional e demais resíduos naturalmente do corpo.

É um fenômeno que geralmente ocorre entre a 6ª e 14ª semana de gestação e deve servir de alerta a mulheres grávidas e que desejam ter filhos.

Quais os sintomas

Alguns sinais servem de alerta à ocorrência do aborto retido e a mulher grávida deve procurar imediatamente por ajuda médica. Ou seja, em caso de:

• Dor na região da pelve e febre;
  • Ocorrência de sangramento de cor vermelha viva ou em marrom com ou sem odor;
  • Cessação dos sintomas típicos de uma gravidez, como náuseas e vômito;
  • O volume uterino e barriga param de aumentar.

Deve ser salientado, contudo, que em muitos casos esse tipo de aborto pode ocorrer sem que haja qualquer sintoma, razão pela qual é importante sempre o acompanhamento em consultas de rotina para verificar a evolução do neném.

Quais as causas

O aborto retido pode ocorrer por diversas causas e, caso aconteça, é sempre importante verificar exatamente a sua origem, garantindo que em uma próxima gravidez a mãe e o feto não passem pela mesma situação, já que a incidência do aborto não necessariamente afeta o desenvolvimento de uma futura gravidez e gestação saudáveis.

As principais causas são:

• Alteração genética nos cromossomos;
  • Má formação do feto;
  • Obesidade;
  • Infecções;
  • Idade avançada da mãe;
  • Traumas;
  • Alimentação inadequada durante a gravidez;
  • Doença da tireoide e diabetes não tratadas;
  • Uso de álcool, drogas e alguns medicamentos.

O que fazer em caso de aborto retido

Caso a mulher verifique a presença de alguns dos sintomas acima elencados ou, então, na constatação do aborto retido, o médico analisará o melhor procedimento a ser feito, sendo que os mais comuns são:

1.Conduta expectanteatravés de medicamentos, o corpo da mulher é estimulado a expelir o feto e todos os resíduos da gestação. Apesar de ser um método que não exige internação e é menos agressivo, necessita de acompanhamento rigoroso e pode afetar sobremaneira o psicológico da mãe;

2.Conduta farmacológicaa paciente é internada, ministram-se medicamentos que atuam como indutor de um parto e a mãe passa a sentir contrações, com a expulsão do feto e resíduos;

3.Conduta cirúrgica – curetagem ou aspiração manual intrauterinaem ambos os processos a mãe é internada e submetida a um procedimento cirúrgico, que, no caso da curetagem, limpa e esvazia o útero, o que também pode ser feito manualmente através de uma seringa.

Quais os riscos

Havendo aborto retido a mulher deve ser prontamente atendida para evitar a ocorrência de infecções. Além de infertilidade por lesão na trompa, sangramentos, sensibilidade do sistema reprodutivo e, até mesmo, a morte.

Apesar de triste, o aborto retido é uma realidade que pode afetar mulheres grávidas de diversas idades, portanto o rígido acompanhamento médico durante a gestação é essencial para garantir a saúde de todos e, principalmente, futuras gestações.