Com a proximidade do parto, são várias as dúvidas e ansiedades sobre quais os procedimentos que deverão ser realizados no momento de dar à luz, sendo a episiotomia um tema delicado. Saiba mais neste post.

Definição de episiotomia

episiotomia é um corte feito no períneo, área muscular entre vagina e ânus, feito durante o parto, com o objetivo de evitar a ocorrência de um rasgo no local. O procedimento é feito com a aplicação de anestesia local e, finalizado o parto, o médico dá pontos na região, para suturação e cicatrização.

Surgida na Europa do século XVIII, adveio de um contexto de ausência de técnicas aprimoradas de assepsia e anestesia, representando, portanto, uma alternativa aos casos de dificuldades na parte, as quais eram maiores e mais recorrentes.

Com o aumento do número de partos realizados em hospitais (antes nas casas das famílias), principalmente na década de 70 no Brasil, o procedimento se tornou bastante popular. Nessa época, também se acreditava que o período de expulsão do bebê deveria ser rápido, em cerca de 15 minutos, motivo pelo qual a técnica também se mostrou bastante eficiente.

Quando é necessária?

A técnica mostra-se necessária quando a mulher não apresenta a dilatação suficiente para viabilizar o parto. Ou, então, quando se deve antecipar o nascimento à dilatação completa.

Apesar de não ser indicada em todos os partos, houve uma época na qual a episiotomia era padrão e feita em todos os casos, o que, em verdade, representava uma mutilação do corpo feminino e poderia causar consequências negativas na vida sexual da mulher.

Polêmicas sobre a episiotomia

Como dito, houve um tempo no qual o procedimento era feito de forma indiscriminada.  A verdade é que muitos médicos sempre o faziam para agilizar o parto, por impaciência, mesmo em casos nos quais a episiotomia era totalmente dispensável.

Por isso mesmo, um procedimento que deveria ser uma exceção, acabou se tornando rotina. E ainda hoje, a porcentagem de sua realização é expressiva no Brasil, na quantia de 54%, ao passo que a OMS a recomenda em 10% dos partos.

O procedimento pode apresentar consequências negativas a curto e longo prazos. Por isso mesmo a alta incidência de sua realização é um tema que indigna muitos.

Atenção!!!

A curto prazo a técnica pode causar dor, infecção e formação de hematomas. Sendo que após um período mais longo pode acarretar cicatriz no local e fibrose. Ocasionando dores no momento da relação sexual.

Não obstante, muitas mães relatam um sentimento de impotência e de mutilação no momento do parto. Ocasionando sérias sequelas psicológicas e emocionais. Em um momento que deveria ser recordado somente pela sua ternura e amor.

Deve ser salientado que pelo Código de Ética Médico. Não pode ser feito qualquer procedimento sem a autorização do paciente. A não ser em caso de morte, o que nem sempre é o caso.

Portanto, a episiotomia é um procedimento que somente deve ser realizado em casos específicos. Sempre importante o questionamento sobre a técnica pela grávida ao médico de confiança.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!