Para mulheres que estão com dificuldade em engravidar, o indutor de ovulação é um tratamento medicamentoso que pode auxiliar na efetividade da gravidez, contudo, deve ser ministrado de acordo com recomendação médica.

Além de ser acompanhado pelo profissional da saúde, para que não surjam problemas durante a sua realização. Saiba mais no post abaixo.

O que é indutor de ovulação

O indutor de ovulação é um medicamento à base de citrato de clomifeno que auxilia no tratamento de mulheres que não ovulam ou que possuem uma ovulação irregular.

Os medicamentos de hoje têm uma boa resposta: cerca de 70% das mulheres ovulam depois de 3 meses de uso do remédio, com taxas de gravidez entre 15% e 50%, destacando-se que o sucesso na gravidez depende de múltiplos fatores, como idade da mulher, por exemplo.

Como funciona

Com esse tratamento, a taxa de Hormônio Folículo Estimulante é aumentada no sangue da mulher, estimulando o crescimento dos folículos ovarianos e, consequentemente, aumentando a quantidade de Hormônio Luteizante, responsável pelo amadurecimento e liberação dos óvulos.

Tipos de indutor de ovulação

Os tratamentos à base de citrato de clomifeno estão disponíveis no mercado em duas formas:

  • Via oralsão recomendados para casos mais simples e os principais medicamentos são Indux, Clomid e Serophene. A compra desses medicamentos deve ser feita com receita médica e, apesar de algumas mulheres conseguirem ter acesso sem a indicação do profissional, a automedicação, nesses casos, é extremamente prejudicial à saúde;
  • Via injetávelos principais nomes são Bravele, Menopur, Gonal-f e Elonva. São medicamentos mais caros e geralmente aplicados em clínicas especializadas de fertilização assistida, usado conjuntamente de remédios à base de HCG para aumento da chance de sucesso na gravidez.

Quais os efeitos?

Tal como a maioria dos remédios, o indutor de ovulação pode causar alguns efeitos colaterais, sendo que os principais são:

  • Depressão;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento do peso corporal;
  • Inchaço nos ovários;
  • Visão embaçada;
  • Cansaço.

Quando usar o indutor de ovulação?

O tratamento é indicado somente depois de feita uma minuciosa análise sobre quais os motivos da infertilidade. O que inclui problemas de ovulação, produção e características dos espermatozoides, alterações no útero e nas trompas.

Descartados outros motivos, o indutor de ovulação pode ser indicado pelo médico. Geralmente também prescrito para jovens mulheres que querem engravidar e têm diagnóstico de infertilidade sem causa aparente.

Vale acrescentar que é considerado que existe algum problema de infertilidade quando não há sucesso na gravidez depois de 1 ano de tentativas para mulheres até 35 anos de idade ou 6 meses para mulheres mais velhas.

Portanto, conhecendo melhor a alternativa do tratamento de indutor de ovulação, se você tiver problemas para engravidar fale com seu médico. E questione quais as causas de seu quadro, para que, juntos, possam avaliar o melhor a ser feito.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!