São muitos os momentos de euforia que envolvem a gestação, sendo certo que a descoberta do sexo do bebê é uma das fases mais importantes e que mais gera ansiedade nos casais. Saiba mais sobre como funciona este processo de descoberta neste post.
O que determina o sexo do bebê
O que acontece no desenvolvimento do neném que determina se é homem ou mulher?
O embrião é formado pela fecundação do gameta feminino (óvulo) pelo gameta masculino (espermatozoide), sendo que o material genético feminino pode fornecer somente um cromossomo X, ao passo que o masculino pode fornecer um cromossomo X ou Y.
Caso o embrião herde um cromossomo X de seu pai, o sexo do bebê será feminino; em sendo um cromossomo Y, o neném será do sexo masculino.
A medicina, hoje, tem estudos que sugerem que a probabilidade de ser homem ou mulher é a mesma. Por isso não existe alguma fórmula cientificamente comprovada que influencie na determinação de qual será o sexo da criança.
Quais as formas de se descobrir o sexo do bebê
Existem algumas formas de se descobrir hoje qual o sexo do bebê, sendo os principais exames:
- Ultrassom obstétrico: é o exame mais comum de descoberta do sexo do feto. É um exame de imagem, pelo qual se verifica todo o corpo do neném e, inclusive, se pode atestar o seu sexo. A partir da 12ª semana, com o exame de verificação de malformação ou síndrome no neném, pode se conseguir distinguir o sexo da criança, mas a certeza de verificação se dá a partir da 20ª semana.
- Exame de sexagem fetal: é um exame de sangue feito na mãe para análise de fragmentos de DNA da criança e pode ser feito antes da 12ª semana de gravidez.
- Amniocentese: feito a partir da 16ª semana, é um exame mais invasivo, já que é retirado líquido amniótico da mãe para análise do perfil genético do feto, principalmente para se atestar a presença de algum problema congênito.
- Biópsia das vilosidades coriônicas: também é um exame invasivo, feito entre as 10ª e 12ª semana de gravidez, com a extração e análise do tecido que fica em volta da placenta e do feto.
- NIPT ou NACE: é o teste Pré-Natal não invasivo e realizado a partir da 10ª semana. É colhida uma amostra de sangue da mãe e se consegue detectar as mesmas questões analisadas pelos exames de amniocentese e biópsia das vilosidades coriônicas.
Quando realizar o exame
A contagem de tempo da gestação se dá por semanas, e não meses, já que a precisão é bem maior. A partir de 13 semanas o neném está do tamanho equivalente a uma laranja. A partir de quando é recomendável a realização do exame de translucência nucal, que é mais simples. Ou morfológico do primeiro trimestre, pelo qual é possível descobrir o sexo do bebê.
Avalie se deseja ou não saber antecipadamente o sexo do bebê e programe-se para fazer o exame mais adequado e menos invasivo.
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!