A transferência embrionária é a última fase do processo de fertilização “in vitro” e, por isso mesmo, é sempre permeado de muita ansiedade, já que o resultado pelo sucesso ou não na gravidez se aproxima.

Saiba mais sobre essa importante etapa no post abaixo.

Preparação para a transferência embrionária

Não sendo o caso de material genético congelado, de 3 a 5 dias depois da coleta dos gametas feminino e masculino e fecundação destes em ambiente de laboratório é que a mulher passa pela fase de transferência embrionária.

A recomendação é que a mulher esteja de bexiga cheia, para que o útero fique reto e o aparelho de ultrassom possa identificar melhor as imagens do útero, já que uma visão nítida deste órgão é essencial para a colocação correta do embrião dentro do útero da mulher.

Como funciona a transferência embrionária

Em resumo, são coletados espermatozoide e óvulo antecipadamente e a fecundação é feita em laboratório, com a formação de mais de um embrião, dentre os quais o médico especialista seleciona aquele que têm mais chances de sucesso na gravidez.

Após, é feita a transferência embrionária, completamente indolor, sem necessidade de aplicação de anestesia na paciente e, para que se possa avaliar o desconforto gerado, a colocação lembra a realização de um exame de Papanicolau.

Quantidade de embriões transferidos

O número de embriões a serem transferidos ao útero da mulher varia de acordo com o perfil da mulher, de acordo com a avaliação do médico responsável, levando-se em conta, principalmente, a idade da mãe e a receptividade de seu endométrio.

O Conselho Federal de Medicina orienta que sejam transferidos no máximo 4 embriões, mesmo porque quanto mais embriões forem transferidos, maior a chance de gestação múltipla, o que pode ser sinônimo de risco de saúde à mãe e aos nenéns.

De acordo com a faixa etária da mãe, o número de embriões transferidos na transferência embrionária sofre variação:

  • Até 35 anos de idade: um ou dois embriões;
  • De 35 a 37 anos de idade: dois embriões;
  • De 37 a 40 anos de idade: três embriões:
  • A partir dos 40 anos de idade: quatro embriões.

Indicações depois da transferência

Feita a transferência embrionária, a vida da mulher deve transcorrer normalmente, mesmo porque se assemelha a um processo natural de gravidez. A mulher, portanto, pode continuar a estudar, trabalha e se exercitar, ou seja, as mesmas atividades de antes.

O que se recomenda é que se evitem situações de estresse profundo, além de esforços físicos demasiados. Cumpre salientar que o acompanhamento médico é indispensável, por isso mesmo pode ocorrer do médico fazer recomendações específicas de acordo com as características da mãe.

Resultados da transferência embrionária

Cerca de 12 a 14 dias depois de feita a transferência do embrião é que se saberá se todo o tratamento teve resultado, através da realização do exame de Beta-hCG (exame de gravidez). Apesar das altas expectativas, recomenda-se calma neste momento e tentar focar suas expectativas para depois do resultado.

Sabendo um pouco mais sobre a transferência embrionária, procure por ajuda especializada e seja sempre acompanhada por um médico de confiança.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!