A ovulação acontece dentro do ciclo reprodutivo da mulher e está diretamente associado ao processo gestacional, que só ocorre quando o óvulo é liberado, e então fecundado pelo espermatozoide. Veja nesse artigo como acontece o período de ovulação. E como identificar a sua ocorrência. Confira!
Entendendo o ciclo da ovulação
Basicamente, a ocorrência da ovulação envolve 3 ciclos. São eles:
- Fase folicular
Antes da ovulação, ocorre a produção de FSH que estimulará os folículos a se desenvolverem. Aqui também estarão aumentados os níveis de estrogênio.
- Ovulação
Acontece quando o folículo está pronto para ser liberado. Aqui haverá um aumento de LH, que fará a liberação do óvulo maduro, 24 a 36 horas após o aumento do LH.
- Fase lútea
Esta é a fase posterior à ovulação. Aqui o folículo começará a produzir progesterona. E o corpo lúteo começa a fornecer progesterona para assim desenvolver a gestação. Observe que o óvulo pode ser fertilizado em até 24 horas após a ovulação, caso contrário, será descartado como menstruação, iniciando o próximo ciclo.
Quando ocorre o período de ovulação?
A ovulação consiste na liberação do óvulo do ovário que acontece naturalmente, cerca de 13 a 15 dias antes do início da menstruação. Dentro desse período pode ainda acontecer da mulher não ovular.
Como é possível identificar o período de ovulação?
No geral, é possível identificar o período de ovulação através dos sintomas que normalmente surgem quando a mulher se encontra nesta condição. São eles:
- Alta libido: no período de ovulação ocorre o aumento do desejo sexual, pelo aumento da testosterona feminina;
- Aumento de secreção: a secreção é pegajosa ou elástica, esbranquiçada ou turva, porém no período que antecedem a ovulação ele fica transparente e elástica;
- Aumento da temperatura: no período de ovulação, acontece um aumento de 0,3 a 0,5º na temperatura basal.
- Dor: acontece devido ao desprendimento do óvulo do ovário.
O que é Ovulação tardia e ovulação precoce?
Ovulação tardia é quando o óvulo é liberado após o 21º dia do ciclo menstrual. Podendo ser um problema para quem quer engravidar, porque a mulher não consegue saber quando é seu período fértil. Pode acontecer devido ao uso de drogas, estresse ou ovário policístico.
Ovulação precoce acontece quando o óvulo acaba sendo liberado antes, dentro do 8º e 10º dia do início do ciclo menstrual. Também dificulta o descobrimento do período fértil. As causas são: mudança no estilo de vida, consumo excessivo de álcool e infecções.
Porém existe tratamento para ambas as situações, sempre recomendado consultar um especialista e resolver os fatores de riscos relacionados a situação.
Importância da ovulação para a gestação
Para quem quer engravidar é necessário ter conhecimento do seu período fértil, a fim de intensificar as relações sexuais desprotegidas, no período. Possui um tempo entre 3 e 6 dias após a ovulação.
Caso o óvulo seja fecundado, ele poderá se implantar com sucesso no útero, o que geralmente ocorre cerca de uma semana após. Aí então, começa a ser produzido o HCG.
Agora, senão for fecundado, os níveis de estrogênio e progesterona serão diminuídos e o revestimento do útero começa a se decompor, ou seja, a famosa menstruação.
Ou seja, entender o período de ovulação é imprescindível para a concretização da gravidez!
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!