Você sabia que o corpo feminino também possui testosterona? Apesar de ser uma substância muito mais associada ao sexo masculino, este hormônio também está presente no organismo feminino, só que em quantidade menores. E a testosterona feminina possui um importante papel na regulação biológica e no processo de reprodução.

A seguir explicaremos do que se trata a testosterona feminina e qual sua relação com a fertilidade. Confira!

O que é testosterona feminina?

É um hormônio sexual cuja principal função é o aumento do desejo sexual, favorecendo o período de reprodução. A testosterona feminina é importantíssima para o ciclo da reprodução, mas em mulheres é produzida 25 vezes menos que nos homens.

Vale ressaltar que esse hormônio vai diminuindo com o passar dos anos, sendo produzido em maior quantidade no período reprodutivo e reduzindo muito na menopausa. A redução de testosterona feminina causa alguns sintomas, como:

  • Redução brusca da libido;
  • O desempenho sexual fica comprometido;
  • Depressão;
  • Redução significativa da massa muscular;
  • Grande aumento de gordura.

Qual o nível ideal de testosterona na mulher?

Os valores de testosterona feminina podem variar muito, porque está muito relacionado com a idade e a fase do ciclo menstrual. Abaixo segue os níveis ideais de testosterona em mulheres por idade:

  • Idade entre 16 e 21 anos: 17,55 – 50,41 ng/dL;
  • Acima de 21 anos: 12,09 – 59,46 ng/dL;
  • Durante a menopausa: até 48,93 ng/dL.

Testosterona alta

A testosterona alta pode ser percebida devido ao aumento de características masculinas, como aumento de pelos e voz grossa.

As causas relacionadas ao aumento da testosterona feminina são:

  • Utilização de anabolizantes de testosterona;
  • Hiperplasia adrenal;
  • Hipertireoidismo;
  • Ovários policísticos;
  • Câncer de ovário.

Para tratar a testosterona alta, o primeiro passo é consultar o seu ginecologista, que muitas vezes sugerem o uso do anticoncepcional, pois pode ajudar a diminuir os níveis de testosterona no sangue.

Porém, às vezes, apenas a mudança no estilo de vida já resolve, como: fazer atividade física com frequência e reduzir o estresse.

Testosterona baixa

A falta de testosterona feminina pode provocar várias disfunções e os sintomas estão relacionados com o desinteresse sexual, indisposição e desânimo nas atividades cotidianas.

Devido ser um problema de desequilíbrio hormonal. Fatores como: estresse, uso de contraceptivos, hábitos alimentares ruins e falta de atividade física, são os principais percursos desse quadro.

Esse quadro pode ser solucionado através da reposição de testosterona, após a avaliação do médico.

Como a testosterona feminina está relacionada com a fertilidade?

É o principal hormônio, que participa da regulação da libido, aumentando assim o desejo sexual. Os níveis de testosterona aumentam antes da ovulação favorecendo as chances de engravidar.

No entanto, níveis elevados de testosterona na mulher pode ser um obstáculo para a gravidez, por isso é importante manter a testosterona em equilíbrio.

Devido os níveis de testosterona feminina aumentarem nos dias anteriores à ovulação, ela acaba sendo um estimulador sexual natural.

Porém se a testosterona estiver muito aumentada impede a ovulação e por consequência o ovário não libera o óvulo, impossibilitando a fecundação pelo espermatozoide.

Sendo assim, é imprescindível que os níveis de testosterona feminina se mantenham sempre em equilíbrio. Vale lembrar que utilização de suplementos a base de testosterona podem alterar o sistema de reprodução da mulher.

Em síntese, a testosterona feminina participa da análise da função sexual da mulher, e quando os níveis não estão equilibrados, é necessário consultar um ginecologista ou endócrino, para ser feito o ajuste. Evitando assim que ela impeça a mulher de engravidar.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!