Seu médico solicitou uma histeroscopia diagnóstica, mas você não sabe o que é histeroscopia ou para que ela serve? Este exame trata-se de um procedimento que normalmente o ginecologista solicita para visualizar e avaliar a cavidade uterina, em busca de possíveis anomalias.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe esse artigo até o final e descubra o que é histeroscopia, os tipos e para quem se indica este procedimento. Confira!

O que é histeroscopia?

Para quem não sabe o que é histeroscopia, este é um exame que permite explorar a cavidade uterina.

Por meio desse exame, que é feito com o uso de um aparelho (histeroscópio) e uma câmara (videohisteroscopia), é possível observar desde a vagina, até o colo do útero, bem como a cavidade uterina. Seu objetivo consiste em diagnosticar possíveis patologias clínicas relacionadas ao útero.

Tipos

Basicamente, existem dois tipos de histeroscopia: a diagnóstica e a cirúrgica.

Histeroscopia diagnóstica

A histeroscopia diagnóstica é o exame feito para explorar a cavidade do útero em busca de algum problema.

Dependendo do caso, o médico pode fazer uma biópsia, coletando pequenos fragmentos do endométrio para analisar ao microscópio.

No geral, este exame pode ser feito durante a consulta ginecológica. Além disso, normalmente não há a necessidade de anestesia. Apenas se o paciente sentir algum desconforto, então pode-se aplicar uma anestesia local.

Através da histeroscopia diagnóstica, é possível rastrear causas de distúrbios hemorrágicos ou então miomas, por exemplo. Este exame é parecido com o Papanicolau. A diferença é que nele se insere uma fibra óptica fina para dilatar o útero de forma mecânica ou usando gás carbônico.

Histeroscopia cirúrgica

Trata-se de um procedimento que tem como objetivo a remoção de anomalias presentes no útero. Cistos, pólipos, aderências ou então fibroide são alguns exemplos de problemas que este procedimento pode remover.

A histeroscopia cirúrgica é feita com anestesia geral e em centro cirúrgico. No geral, este procedimento demora um pouco mais que a histeroscopia diagnóstica. Mas, em grande parte dos casos, é um exame feito durante um dia de internação, não chegando a interferir na rotina de trabalho habitual do paciente.

Neste exame, o histeroscópio é inserido na cavidade uterina onde são injetados fluidos especiais e gás carbônico para expandir o útero e limpar o campo operacional.

Além das anomalias já mencionadas anteriormente, este exame também serve para retirar o DIU quando não houver fios visíveis.

Para quem é indicado?

Importante identificar suas indicações. No geral, este exame se indica para os seguintes casos:

  • Avaliação de malformações uterinas;
  • Remoção de DIU que se moveu no útero
  • Casos de esterilidade ou então infertilidade
  • Sangramento depois da menopausa
  • Na avaliação de abortos espontâneos repetitivos
  • Presença de pólipos
  • Na avaliação de reprodução assistida
  • Sangramento anormal fora do período menstrual

Além disso, a histeroscopia também é indicada para controle após intervenção cirúrgica do útero. A fim de verificar se ele está em boas condições, assim como para controle da cicatrização!

Portanto, estas são as principais informações sobre o exame de histeroscopia. Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo!

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!