Muita gente às vezes não sabe que fertilidade e ovulação andam juntas, sendo uma o resultado de outra, transformando mensalmente o corpo da mulher para que ela possa iniciar uma gravidez.
Abaixo explicamos melhor o processo, que está totalmente atrelado ao ciclo menstrual. Permaneça lendo, e assim saiba por que fertilidade e ovulação são importantes!
Fertilidade e ovulação fazem parte dos três ciclos do período menstrual
Continue lendo e entenda melhor cada parte do processo. A seguir, os três ciclos do período menstrual:
1) Folicular
Que corresponde ao período em que a menstruação acontece. Sendo que a liberação de sangue pode acontecer em até 7 dias, porém, o período folicular tem duração mínima de 12 dias.
Neste momento, os folículos da região se organizam e se preparam para quando o óvulo estiver no período fértil – que já é a fase seguinte.
É um processo importante, pois sem a devida preparação, o óvulo não se forma e assim não pode ser fecundado.
2) Ovulatório
Em termos de fertilidade e ovulação, é no período Ovulatório que o óvulo é devidamente liberado, aguardando o período de fertilidade para que possa entrar em contato com o espermatozoide e assim ser fertilizado.
Ele começa logo após o término da fase folicular, e é dentro dele que temos os dois itens abaixo.
- Período de fertilidade
Fertilidade e ovulação andam sim juntas, porém a fertilidade não acontece em todo o período ovulatório, mas sim em 5 dias antes da ovulação e 1 dia depois que ela termina.
- Janela de Fertilidade
E aí é dentro do período de fertilidade que nós encontramos a chamada janela de fertilidade, que é basicamente um cálculo matemático que chega a porcentagens, de chances de engravidar em cada dia fértil.
Estima-se que o período mais fértil, com 33% de chance de ocorrer à gravidez, aconteça nos dias que antecedem a ovulação.
3) Lúteo
Que é a fase final do período menstrual, que pode ser diferente caso haja fecundação do óvulo ou não.
Neste período o óvulo se transforma num lúteo, e como numa antecedência da “gravidez”, o corpo começa a produzir um hormônio conhecido como progesterona.
Caso o óvulo não seja fecundado, o lúteo será descartado dias depois na menstruação, e a progesterona gerada traz os sintomas característicos do ciclo, como inchaço, cólica e TPM.
Caso ele seja fecundado, significa que a fertilidade e ovulação deram certo, e a gravidez está se desenvolvendo.
Use um aplicativo para compreender seu período de Fertilidade e ovulação
Compreender o seu período de fertilidade e ovulação não é tão complexo, mas com a correria do dia a dia, ele fica difícil de ser verificado.
Por isso sugerimos o uso de aplicativos focalizados nesta ação, que calculam essas datas para você, e te ajudam a encontrar o período fértil do ciclo menstrual.
Caso tenha problemas para engravidar, procure ajuda médica!
Diversos fatores físicos e até psicológicos podem acabar atrapalhando a gravidez de um casal.
Por isso, caso você veja que ela não está acontecendo, busque médicos especialistas em fertilidade, para que a saúde de ambos seja analisada e assim se determine o problema e o que fazer.
A fertilidade e ovulação andam juntas neste processo de se obter uma gravidez. É importante então buscar conhecê-la, para assim aproveitar dos períodos certos para iniciar ou aumentar sua família!
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!