O desejo de toda mulher que fica gravidar é ter uma gestação tranquila e saudável. Acontece que alguns percalços podem acabar acontecendo e comprometendo o bem estar da mãe e do bebê. A diabetes gestacional é um deles.
Veja nesse artigo tudo o que precisa saber sobre diabetes durante gestação. Desde o que é, até o que causa, seus sintomas, como identificar e muito mais. Confira!
O que é diabetes gestacional
Normalmente, durante a gravidez, o nível de açúcar no sangue da mulher costuma ser mais elevado. Principalmente para conseguir suprir as necessidades nutricionais do bebê. Aliado a isso, também ocorre uma produção natural maior de insulina para converter esse açúcar em energia para a mãe e seu bebê.
Em alguns casos, a produção de insulina adicional não ocorre como deveria, causando a diabetes gestacional, um problema que se caracteriza pelo nível elevado de glicose no sangue.
Segundo a SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes durante gestação é prevalente em até 25% das gestações.
Causas
No geral, não existe uma causa especifica que explique o desenvolvimento desse quadro em gestantes. Contudo, alguns fatores podem acabar predispondo a mulher ao surgimento da diabetes gestacional. São eles:
- Colesterol alto
- Gestação tardia
- Ganho excessivo de peso durante a gravidez
- Gestação gemelar
- Obesidade
- Hipertensão
- Síndrome dos ovários policísticos
Sintomas da diabetes gestacional
Em grande parte dos casos, a diabetes gestacional não apresenta sintomas aparentes. Por isso, é fundamental que a gestante realize exames regulares durante a gravidez. Principalmente entre a 24º e a 28º semanas de gestação, que é quando a doença costuma surgir.
De todo modo, existem alguns sinais que podem ser indicativos da presenta desse problema na gestante. São eles:
- Visão turva
- Sede excessiva
- Aumento da vontade de urinar
- Fome excessiva
- Cansaço
- Infecções urinárias recorrentes
Principais riscos
Efetuando um acompanhamento adequado, é possível ter uma gestação sem problemas, mesmo estando com diabetes gestacional. Mas, uma vez que este quadro não for controlado corretamente, isto pode gerar riscos tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Riscos para a mãe:
- Maior potencial de sofrer pré-eclâmpsia
- Chances maiores de aborto
- Maior chance de parto prematuro
- Possibilidade de parto cesárea ou então laceração do períneo em parto normal
- Desenvolvimento de diabetes no futuro
Riscos para o bebê:
- Problemas cardíacos
- Hipoglicemia
- Morte intrauterina
- Maior chance de desenvolver síndrome da angústia respiratória
- Icterícia
- Desenvolvimento de diabetes tipo 2 futuramente
Tratamento e Prevenção da diabetes gestacional
Basicamente, o tratamento para diabetes gestacional consiste em fazer mudanças nos hábitos alimentares e praticar atividade física. Caso estas medidas não reduzam os níveis de glicose no sangue, será preciso realizar tratamento medicamentoso para este controle.
Quanto a prevenção, é importante ressaltar que nem sempre é possível evitar que esse quadro aconteça. Afinal, ele está quase sempre relacionado as alterações hormonais comuns da gestação.
Mas, algumas medidas podem diminuir o risco de a mulher desenvolver diabetes gestacional. Se manter no peso ideal, praticar exercícios regularmente e alimentar-se corretamente são alguns deles.
Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos relevantes, clicando aqui!