Reprodução Humana
Fertilização In Vitro
Técnica de reprodução assistida que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório.
Conheça o tratamento
A FIV (fertilização in vitro) é a técnica de reprodução assistida que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, dando origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, para o útero da mulher.
O tratamento de FIV (fertilização in vitro) consiste em etapas bem definidas: Indução da ovulação, Coleta de óvulos e espermatozoides, Fertilização em laboratório e Transferência dos embriões para o útero.
Etapas do tratamento
Indução da ovulação
Consiste na administração de hormônios, geralmente de aplicação subcutânea (gordurinhas), para estimular uma maior produção de óvulos para serem fertilizados. Esta etapa dura em média de 9 a 12 dias, sendo que neste período a paciente precisa realizar monitoramento do crescimento dos folículos (que contém os óvulos) por ultrassom transvaginal e eventualmente exames de sangue. Assim que a maioria dos folículos atingirem um volume médio, uma última medicação é aplicada: o HCG (hormônio exclusivo da gravidez), para maturação final dos óvulos e coleta dos mesmos dentro de 34 a 36 horas.
Coleta de óvulos e espermatozoides
O procedimento de coleta de óvulos inicia após a anestesia. Guiada por ultrassom transvaginal aspiram-se os óvulos através de uma agulha acoplada ao tubo de ensaio. Ela funciona como um mecanismo de sucção que aspiram os óvulos e os entrega imediatamente ao embriologista que irá avaliá-los e fertilizá-los a seguir.
A coleta de espermatozoides geralmente ocorre no mesmo dia da coleta de óvulos, sendo o procedimento por masturbação (semelhante ao exame de espermograma). Em casos específicos a coleta de espermatozoides pode também ser realizada através de procedimentos cirúrgicos de acordo com a indicação médica.
Fertilização dos gametas em laboratório
Após a coleta dos gametas, óvulos e espermatozoides, os mesmos são então fertilizados para formar os embriões. A fertilização pode ser realizada por duas técnicas, FIV convencional ou ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Na FIV clássica os óvulos são colocados juntos com os espermatozoides para que estes penetrem a membra dos óvulos espontaneamente. Já na ICSI os espermatozoides são injetados pelos embriologistas dentro dos óvulos com a ajuda de microscópio.
Transferência embrionária
Após a fertilização, os embriões se desenvolvem em laboratório dentro de 3 a 5 dias. A transferência embrionária é um procedimento geralmente indolor, realizado com um cateter que leva o embrião para dentro da cavidade uterina (endométrio) e guiado por ultrassom abdominal. Dentro de 10 a 12 dias da transferência, o exame de gravidez (β-hCG quantitativo) é realizado no sangue.
Quer saber mais?
Para saber mais, preencha o formulário a seguir e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.
Quem somos
Nossa equipe de especialistas.
A medicina reprodutiva evoluiu muito nos últimos anos e na Clínica Mãe você encontra os melhores profissionais com as técnicas mais modernas da área. Contamos com uma equipe multidisciplinar visando a saúde e bem-estar da mulher, como nutrição, endocrinologia e medicina estética, tudo em uma estrutura de conforto e tecnologia de ponta para atender com os mais elevados padrões de qualidade.
Dr. Alfonso Massaguer
CRM 97.335
Ginecologia e Reprodução Humana
Dra. Paula Beatriz Fettback
CRM 117477-SP
Ginecologia e Reprodução Humana
Dr. Vamberto Maia Filho
CRM 118.297
Ginecologia e Reprodução Humana
Dr. Rodrigo Mirisola
CRM 108.351
Reprodução humana
Fernanda Lamounier
CRBM 13.530
Biomédica